Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Sexta-feira deve ser de chuva no Sul e tempo firme no Sudeste; veja previsão do tempo

    Áreas afetadas por chuvas no começo da semana devem ser alvo de mais precipitações nesta sexta-feira (8)

    Chuvas fortes causam mortes, estragos, enchente e deixa centenas de pessoas desabrigadas no Rio Grande do Sul
    Chuvas fortes causam mortes, estragos, enchente e deixa centenas de pessoas desabrigadas no Rio Grande do Sul RAFAEL DALBOSCO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

    Flávio Ismerimda CNN

    São Paulo

    As áreas que já foram afetadas por grandes volumes de precipitação no Rio Grande do Sul devem ser alvo de novas pancadas de chuva nesta sexta-feira (8), segundo a Climatempo. A empresa prevê ainda que uma massa de ar seco vai manter o tempo firme no Sudeste do Brasil.

    A previsão é de chuva para os três estados do Sul, provocada por uma frente fria que avança sobre a região — sobretudo no norte gaúcho, no oeste, centro e sul de Santa Catarina e no centro, oeste e sul do Paraná.

    Na porção sul do estado, o tempo abre e o sol aparece durante o dia. No centro-sul e oeste do Rio Grande do Sul, chove pela manhã, mas para durante a tarde.

    O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do Ministério da Agricultura e Pecuária emitiu um alerta de perigo de tempestade para a porção norte do Rio Grande do Sul. Há risco de chuva de até 100 mm e previsão de rajadas de vento de até 100 km/h.

    Há também um alerta de perigo potencial de chuvas intensas para outras áreas do estado, com expectativa de chuvas de até 50 mm e ventos de até 60 km/h.

    Santa Catarina, Paraná, porção oeste do Mato Grosso do Sul e a parte sul do Mato Grosso estão sob aviso de perigo potencial de tempestade, com risco de queda de granizo.

    42 mortes após passagem de ciclone no Sul

    A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou, na quinta-feira (7), que o número de vítimas provocadas pelas fortes chuvas causadas pela passagem de um ciclone extratropical no estado chegou a 41.

    Com a morte confirmada em Santa Catarina, o total de óbitos na região Sul subiu para 42.

    As informações foram divulgadas às 19h desta quinta-feira, em um balanço do órgão gaúcho. O anúncio trouxe a confirmação da 38ª e da 39ª mortes no estado: uma em Muçum e outra em Roca Sales.

    Tempo firme no restante do país

    A frente fria que vem do Sul pode provocar pancadas de chuva no oeste e no sul de São Paulo. No entanto, o dia deve ser de tempo firme em quase todo o Sudeste do Brasil, em função de uma massa de ar seco que atua sobre a região. São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte terão uma sexta-feira ensolarada.

    A exceção fica para Vitória e o centro-norte do Espírito Santo. Também deve chover rapidamente em alguns locais do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.

    Tirando as áreas afetadas pela frente fria que vem do Sul, o tempo também deve ser firme no Centro-Oeste. São esperadas pancadas de chuva isoladas e rápidas na região de Cuiabá, no centro, oeste e noroeste de Mato Grosso.

    No Nordeste, o ar seco e quente inibe a ocorrência de chuvas. Deve chover, sobretudo, na faixa litorânea do Nordeste, além da zona da Mata e do Agreste em uma faixa que vai da Bahia ao Rio Grande do Norte. Também há previsão de pancadas na Chapada Diamantina e no Planalto da Conquista.

    No sul do Pará e no Tocantins, a previsão é de tempo seco e quente, assim como no Acre e no Sul do Amazonas. No restante da região Norte, pode chover isoladamente à tarde e à noite.

    Veja também: Governo oferece apoio a cidades gaúchas