Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Sete suspeitos de apologia ao nazismo são presos no Rio Grande do Sul

    Suspeitos também vão ser investigados por associação criminosa; um adolescente foi apreendido

    Objetos ligados ao nazismo foram apreendidos pela polícia civil do Rio Grande do Sul
    Objetos ligados ao nazismo foram apreendidos pela polícia civil do Rio Grande do Sul Polícia Civil do RS/divulgação

    Isadora Airesda CNN

    A terceira fase da Operação Accelerare, deflagrada pela polícia civil do Rio Grande do Sul, prendeu sete pessoas e apreendeu um adolescente pelos crimes de apologia ao nazismo e associação criminosa na terça-feira (14).

    Com os alvos, os agentes apreenderam computadores, celulares, panfletos separatistas, literatura com conteúdo nazista e fascista, coturnos, armas brancas, suásticas e cartazes com mensagens racistas.

    Seis pessoas foram presas no Rio Grande do Sul e uma delas em Fortaleza, no Ceará. Além destes estados, também foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Curitiba, no Paraná, e em Araçoiaba da Serra, Ribeirão Pires e São Paulo, no estado de São Paulo.

    As investigações iniciaram em maio deste ano, a partir de uma denúncia anônima. Cerca de 100 policiais civis participaram da ação.

    A primeira e segunda fase da operação prenderam suspeitos de apologia ao nazismo e apreenderam equipamentos eletrônicos. A partir da análise dos materiais apreendidos, foram identificadas diversas células e grupos neonazistas com características extremistas, separatistas e racistas, assim como integrantes dos grupos e lideranças.