Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Séries Originais de hoje relembra início da epidemia de zika, em 2015

    Estreia também aborda o futuro da alimentação

    Ministério da Saúde registrou 46 casos de microcefalia por dia entre novembro de 2015 e fevereiro de 2016
    Ministério da Saúde registrou 46 casos de microcefalia por dia entre novembro de 2015 e fevereiro de 2016 Foto: CNN

    Da CNN

    O CNN Séries Originais retoma a partir deste domingo (6) um tema que assustou o Brasil e o mundo em 2015: os casos das crianças com microcefalia. O primeiro de três episódios relembra o início da epidemia e os bastidores da época

    “Eu me lembro exatamente. No começo de outubro eu recebo uma ligação do Ministério da Saúde solicitando que eu fizesse um relatório independente sobre casos de microcefalia que estavam ocorrendo na cidade de Recife imediatamente. Então eu e alguns colegas começamos a visitar as principais maternidades e vimos com muita apreensão casos de recém-nascidos extremamente com um fenótipo diferente, uma característica diferente”, conta Celina Turchi, epidemiologista.  

    Leia também

    Séries Originais explica por que os rios são as ‘veias do Pantanal’

    Séries Originais explora os mistérios da rodovia Transpantaneira

    Antes de 2015, a média de crianças que nasciam com a má formação era uma a cada dois dias. De novembro de 2015 a 20 de fevereiro de 2016, quando aumentaram os casos de zika vírus no Brasil, foram registrados os nascimentos de 5.640 bebês com esta característica. Ou seja, o número disparou para 46 casos por dia, de acordo com o Ministério da Saúde. 

    “Era assustador porque a gente não sabia o que estava acontecendo, era muito preocupante.  A gente sabia que as consequências eram graves e a gente não tinha a dimensão do tamanho do problema que era grande, na verdade, né? Logo depois foi decretado como um problema internacional de saúde pública pela OMS”, conta o infectologista Demócrito Miranda. 

    Séries Originais
    CNN Séries Originais percorreu 650 quilômetros pelo interior de Pernambuco para mostrar como estão as crianças que nasceram com má formação no cérebro
    Foto: CNN

     A série também busca explicações: afinal, por que a região Nordeste registrou a maioria de casos? “Uma infraestrutura precária, população com acesso a água ou a rede de esgoto é muito pequena. Então você tem pessoas que tem necessidade de armazenar água em casa a coleta de lixo não é tão eficiente. Então esse ambiente ele propicia uma manutenção, digamos assim, dos níveis de infestação de mosquito muito elevado”, conta a bióloga Constância Ayres. 

    A equipe do CNN Séries Originais percorreu mais de 650 quilômetros pelas estradas pernambucanas em busca de histórias de amor, superação e medo, para mostrar como estão as crianças que nasceram com má formação no cérebro. Também acompanhou a festa de aniversário de Anikka, vítima da doença.

    “Eu me lembro particularmente de entrar nas maternidades, que são geralmente lugares bastante animados, as pessoas estão felizes com a chegada… E eu me lembro de pairar um silêncio, né? Entre as mães, entre as crianças. Um olhar inclusive de perplexidade entre os profissionais de saúde,” conta Celina. “Eu já vi que tinha alguma coisa estranha porque a cabeça dela era muito pequenininha e ela tava meio roxinha”, conta uma mãe ao lembrar do nascimento da filha.

    CNN Séries Originais
    Segundo a ONU, pelo menos 2 bilhões de pessoas ao redor do mundo se alimentam de insetos
    Foto: CNN

    Futuro da alimentação

    Uma outra estreia trata do futuro da alimentação. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2030 o mundo terá de triplicar sua produção para alimentar uma população de dez bilhões de pessoas. No mundo, quase 690 milhões de pessoas passaram fome em 2019, um aumento de 10 milhões indivíduos em relação a 2018

    O primeiro episódio vai mostrar como os insetos podem servir de suplemento alimentar, além de seu uso na base de farinha, hambúrgueres e salgadinhos — segundo a ONU, pelo menos 2 bilhões de pessoas ao redor do mundo se alimentam de insetos.

    “Os grilos têm um grau de proteína muito próximo ao da carne bovina, né? Se a gente for colocar a relação proteína x gordura, eles têm muito mais proteína que gordura,” garante a entomologista Patrícia Milano. “Vai faltar carne no futuro, porque seremos 9,7 bilhões de pessoas até 2050, vai faltar carne para humanos e vai faltar carne pra animais que dependem, como os pets, que é um mercado imenso”, continua.

    O CNN Séries Originais mostra também o cultivo de melancia no semiárido nordestino e a história da família da agricultora Val, que antes de um projeto que permitiu esse tipo de produção, sofria com doenças relacionadas a questões nutricionais, como a anemia. 

    Essa questão é chamada pela OMS como “fome oculta”, que é a ausência de micronutrientes como vitaminas e minerais. Diferentemente da desnutrição comum, em que há sinais físicos visíveis como perda de peso, diminuição do crescimento e fraqueza, a fome oculta gera problemas inicialmente escondidos, como diabetes, hipertensão e colesterol alto.

    Séries Originais
    Projeto leva plantações de melancia ao semiárido nordestino
    Foto: CNN

    Apresentado por Evaristo Costa, o Séries Originais começa às 19h20, aos domingos, na CNN.

    CNN está no canal 577 nas operadoras Claro/Net, Sky e Vivo. Para outras operadoras, veja aqui como assistir à CNN.

    Séries Originais é transmitido também ao vivo pelo site da CNN.