Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Em dez dias, seis golfinhos são encontrados mortos em praias de Florianópolis

    As toninhas, espécie pequena de golfinho que vive no Sul do país, são um dos animais aquáticos mais ameaçados de extinção no Brasil

    Luana Franzãoda CNN*

    Em São Paulo

    Seis golfinhos da espécie Pontoporia blainvillei, mais conhecida como toninha, foram encontrados mortos em praias de Florianópolis, SC, nos últimos dez dias. A espécie é considerada a mais ameaçada de extinção entre os pequenos cetáceos – ordem à qual pertencem os golfinhos – do litoral brasileiro.

    Duas toninhas foram encontradas na praia do Moçambique, e as demais nas praias de Canasvieiras, Armação, Pântano do Sul e Joaquina, de acordo com a Associação R3 Animal, que realiza o monitoramento das praias da Bacia de Santos.

    Análises mostraram que alguns dos ferimentos encontrados nos animais podem ter sido causados por humanos – um deles estava sem a cauda, e o corte linear aponta que a amputação pode ter sido feita com um objeto cortante. Apenas um dos animais foi submetido à necropsia completa, e a causa da morte identificada é o asfixiamento, possivelmente causado por uma captura acidental em uma rede de pesca.

    Segundo a R3 Animal, a pesca é uma das maiores ameaças à espécie – cerca de 2 mil toninhas são capturadas em redes de pesca anualmente. Muitos golfinhos e outros pequenos animais são capturados acidentalmente por redes de pesca, o que potencialmente provoca asfixia e afogamento, podendo levar à morte.

    A ameaça contínua aos golfinhos pode levar a uma diminuição drástica da população de golfinhos no Sul do Brasil em menos de 30 anos.