Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Secretário de SP: Restrição ajudou a conter festas clandestinas no fim de semana

    Desde a última sexta-feira (26), está valendo no estado de São Paulo o chamado 'toque de restrições' para conter o avanço do coronavírus

    Produzido por Elis Franco, da CNN São Paulo

    Os novos números da Covid-19 mostram que o Brasil pode estar enfrentando o pior momento da pandemia. São Paulo bateu recorde no números de internações pela doença e, para tentar conter a transmissão do novo coronavírus, o governo do estado adota restrições na circulação de pessoas.

    Em entrevista à CNN nesta segunda-feira (1º), o secretário estadual de Desenvolvimento Regional de São Paulo, Marco Vinholi, afirmou que a fiscalização neste final de semana foi “muito importante” para conter uma série de festas clandestinas. 

    “Nós tivemos 46 autuações neste final de semana, com mais de 1.200 profissionais do Procon, da Vigilância [Sanitária] estadual, das forças de segurança pública do estado e das prefeituras atuando. Vamos seguir com a fiscalização, medida fundamental diminuir essas aglomerações nesse período tão contundente da pandemia no país e no estado”, disse.

    Entre as festas, a polícia interrompeu um baile com 190 idosos.

    Desde a última sexta-feira (26), está valendo no estado o chamado toque de restrições do governo estadual. A medida vale para todos os municípios do estado até, a princípio, o dia 14 de março. 

    Das 23h até às 5h, portanto, a recomendação é que não haja circulação de pessoas nas ruas e os serviços considerados não essenciais não podem funcionar.

    “Essa medida visa coibir justamente essas festas clandestinas, aglomerações que têm causado impacto, sobretudo, nas pessoas mais jovens. A gente vê pessoas entre 30 e 40 anos sendo internadas em leitos de UTI e, portanto, essas medidas são fundamentais, o toque de restrição vai gerar um impacto muito importante para conter a pandemia nesse momento”, avaliou.

    Vinholi contou ainda que novas medidas restritivas estão sendo verificadas para conter a evolução de novos casos da Covid-19 no estado.

    “Isso se dá em torno de algumas regiões que a gente verifica o impacto da nova variante, como a região de Araraquara. Portanto, o centro de contingência estuda quais medidas podem ser adotadas para podermos, nesse momento, arrefecer a pandemia.”

    Fase laranja

    A Grande São Paulo e três regiões do interior do estado – Campinas, Registro e Sorocaba – entram hoje na fase laranja do plano de combate à Covid-19 do estado. 

    Nesta fase, a segunda mais restritiva do Plano São Paulo, os bares não podem funcionar em nenhum período do dia.

    Os restaurantes e o comércio podem funcionar com uma capacidade reduzida, de no máximo 40% e em um período total ao longo do dia de 8 horas. Os estabelecimentos precisam fechar as portas até as 20h.

    Os parques estaduais, no entanto, seguem abertos.

    Vacinação

    O governo do estado de São Paulo informou que começará a vacinar idosos de 77 a 79 anos na próxima quarta-feira (3). A vacinação de idosos de 80 a 84 anos também ocorre desde o último sábado (27).

    (Publicado por: André Rigue)

    Tópicos