Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Secas e altas temperaturas são ‘combinação mortal’ para biomas, diz especialista

    À CNN, o diretor do Instituto de Biociências da USP e membro do IPCC, Marcos Buckeridge, disse que eventos extremos, como queimadas, serão mais frequentes

    Amanda Garciada CNN* , em São Paulo

    O diretor do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) e membro do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC), Marcos Buckeridge, avaliou que os eventos climáticos extremos serão cada vez mais intensos e frequentes daqui para frente.

    Uma análise feira pela CNN com base no monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontou que cinco dos seis biomas brasileiros registraram mais queimadas em agosto do que nos outros meses de 2021.

    Em entrevista à CNN nesta quinta-feira (26), Buckeridge disse que o resultado “não surpreende”, já que este é um alerta feito pelo IPCC desde 1997. “As secas fortes aliadas a temperaturas mais altas são uma combinação mortal para certos biomas”, explicou.

    Segundo ele, o que acontece com a mudança climática, é que mesmo onde já ocorria essas queimadas – a exemplo do cerrado, que é adaptado para isso –, há “um aumento da frequência de possibilidade de fogo e da área que ele atinge.”

    O especialista avalia que o “ser humano é o principal fator das queimadas” e que “não há o que fazer” para reverter a situação uma vez que o fogo já atingiu as áreas.

    “O que tem que ser feito é antes da queimada, precisamos melhorar a vigilância, baloeiros, por exemplo, têm que ser coibidos”, afirmou. Ele ainda exemplificou que biomas como o cerrado precisam ser queimados mas, que, para isso, é necessário um manejo controlado.

    No último fim de semana, o Parque Estadual do Juquery foi atingido pelas chamas após a queda de um balão. Uma “chuva de fuligem” chegou até a capital paulista. O incêndio, que começou no domingo (22) foi controlado nesta terça (24) e as chamas consumiram cerca de 85% do parque.

    *Produzido por Bel Campos

    Tópicos