São Paulo registrou a maior incidência de chuva para o mês de janeiro desde 2017
Segundo dados do Inmet, a capital paulista registrou 378,6 milímetros de chuvas no mês; índice é 31% acima do normal
A cidade de São Paulo registrou o maior índice de precipitação de chuva em um mês de janeiro desde 2017. No último mês choveu um volume de 378,6 milímetros na capital paulista, segundo dados preliminares do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O total de chuvas em janeiro ficou 31% acima do que é esperado para o mês. No ano passado, o índice ficou 25% abaixo do que o normal para a mesma época.
A fim de comparação, em janeiro de 2017 choveu um volume de 485,8 milímetros.
Durante as 24 horas entre as manhãs do dias 29 e 30 foi registrado o maior volume de chuva diário na cidade. No mesmo final de semana, diversos municípios paulistas foram gravemente afetados pelos temporais.
Pelo menos 24 pessoas morreram devido a deslizamentos de terra desde o último domingo (30) e cerca de 660 famílias ficaram desabrigadas (sem casas, acolhidas em abrigos públicos) ou desalojadas (não necessariamente perderam suas casas e não foram para abrigos).
Em relação às temperaturas máximas, o mês de janeiro se encerrou com uma média de 28,5ºC, pouco acima do esperado (28,2ºC).
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”670471″ title_galeria=”Chuvas causam deslizamentos, alagamentos e mortes no estado de São Paulo”/]