Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Capital paulista registra a menor temperatura do ano, aponta CGE

    Frente fria também atinge Sul do país nesta terça-feira (20); temperaturas deverão aumentar ao longo da semana, diz meteorologista

    Rafaela Lara, da CNN, em São Paulo; , produzido por Layane Serrano, da CNN, em São Paulo

    A manhã desta terça-feira (20) começou fria na capital paulista, no estado de São Paulo e em partes do Sul do país. Nas primeiras horas desta manhã, bairros da capital amanheceram com temperaturas negativas.

    Segundo o Centro de Gerenciamento Emergências Climáticas (CGE), São Paulo registrou a menor mínima do ano nesta manhã. Foram 5,4ºC de média na cidade.

    Já a menor temperatura mínima absoluta, aquela registrada em um único local, ocorreu no bairro de Engenheiro Marsilac, na zona sul, com -2,3ºC. Até então, a menor mínima do ano havia ocorrido em 30 de junho, com 5,7ºC de média na cidade e 0,1ºC em Engenheiro Marsilac.

    Imagens do radar meteorológico não apontam chuva em toda a faixa leste do estado nesta terça. Nas próximas horas o tempo segue seco, ensolarado e frio. Em São Paulo, os termômetros não devem superar a máxima de 18ºC.

    [cnn_galeria id_galeria=”445045″ title_galeria=”Capital paulista registra a menor temperatura do ano, aponta CGE”/]

     

    O que provocou o frio intenso e até quando deve durar

    Segundo o meteorologista da Climatempo, Filipe Pungirum, a queda brusca nas temperaturas nos últimos dias acontece devido a uma massa de ar seco e frio que avança em determinadas regiões do país. 

    “Uma massa de ar frio e seco predomina e, por isso, as temperaturas caíram durante a noite, nós ficamos sem nebulosidade e quando não temos esse cobertor de nuvens, o calor se perde. Tivemos uma maior queda de temperatura em todo o Centro-sul do país”, disse.  

    De acordo com Pungirum, as temperaturas devem voltar a subir ao longo da semana com o aquecimento natural da massa de ar frio. “As temperaturas vão subir gradualmente ao longo da semana, essa é a tendência. A máxima de hoje [em SP] é de 18ºC. Amanhã, por exemplo, a mínima é de 6ºC e a máxima é de 23ºC. Já no final de semana, a mínima será de 10ºC e a máxima de 23ºC”, afirmou. 

    “A massa de ar seco tem essa característica: temperaturas mínimas mais baixas e temperaturas máximas mais altas com grandes distâncias entre elas”, completou Pungirum. 

    Frio em São Paulo
    A manhã desta terça-feira (20) começou gelada na capital paulista; alguns bairros da cidade registraram temperaturas negativas
    Foto: Renato S. Cerqueira / Futura Press / Estadão Conteúdo

    Frio no Sul do país 

    Assim como nesta segunda-feira (19), o Sul do país também registrou frio intenso nesta terça. Nas primeiras horas desta manhã, a cidade de General Carneiro, no Paraná, registrou -5,8 C. Em Curitiba, as temperaturas chegaram a 2ºC nesta terça-feira, segundo especialista do Climatempo. 

    No Rio Grande do Sul, a cidade de Santa Maria registrou -1ºC. Em Santa Catarina, o município de Campos Novos atingiu 0ºC.

    Tópicos