Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    São Paulo deve manter temperaturas perto dos 40°C nesta terça-feira (14)

    Onda de calor mantém máximas variando entre 36°C e 38°C até sexta-feira (17)

    Renato Pereirada CNN , São Paulo

    A onda de calor que atinge toda a região Sudeste vai manter as temperaturas da capital paulista e toda a Região Metropolitana de São Paulo perto dos 40°C.

    De acordo com a previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a previsão é que esta terça-feira comece com 22°C, atingindo máxima de 37°C ao longo do dia.

    Para o interior, a previsão é de clima ainda mais quente, com cidades registrando temperaturas acima dos 40°C.

    No Noroeste Paulista, Ribeirão Preto deve registrar máxima de 41°C nesta terça-feira, e umidade relativa do ar mínima de 15%, enquanto para São José do Rio Preto a previsão é de 38°C.

    Já Presidente Prudente, no Oeste do estado, a máxima é de 37°C. Piracicaba, na região central de São Paulo, tem previsão de 40°C de máxima. No litoral, a média de temperaturas máximas ficam entre 36°C, em Santos, e 38°C, em Ubatuba.

    A semana segue com sol e muito calor, entretanto as chuvas devem começar a retornar de forma rápida e isolada no final das tardes.

    Dia mais quente do ano

    Dados do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), órgão ligado à Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras de São Paulo, a segunda-feira (13) registrou a maior temperatura máxima do ano: 37,8°C.

    Esta também é a maior máxima já registrada em um mês de novembro e também a maior máxima de todo o histórico do CGE, que mantém informações de temperatura na cidade desde 2004.

    Já a maior máxima absoluta, aquela registrada em um único local, ocorreu na Vila Mariana, na zona sudeste do capital, com 39,5°C. Esta é a maior absoluta de todo o mês de novembro. A maior absoluta de todo o histórico do CGE permanece a do dia 27 de setembro 2004, na Freguesia do Ò, Zona Norte, quando os termômetros marcaram 40,4°C.

    “Seguimos sob a influência de um El Niño, de forte intensidade, este fenômeno meteorológico esquenta as águas do Pacífico Equatorial deixando as médias de temperaturas previstas, acima do normal, assim como o volume de chuva”, explica o meteorologista do CGE da Prefeitura de São Paulo, Michael Pantera.

    De acordo com o último boletim meteorológico do Inmet,  as temperaturas tendem a permanecer acima da média histórica nos próximos meses.

    Queda de energia

    A onda de calor que fez São Paulo bater o recorde histórico de alta temperatura do ano, com 37,1°C, segundo o Inmet, pode ter influenciado a interrupção de energia elétrica em alguns bairro da cidade de São Paulo.

    Moradores relataram queda de energia no bairros de Pinheiros, na zona oeste, Moema, na zona sul e Santa Cecília, na região central.

    A Enel afirmou em nota à CNN que às 16h47 e 18h31 desta segunda-feira (13) ), “ocorrências externas à rede da Enel, registradas no Sistema Interligado Nacional, impactaram o fornecimento de energia para parte dos clientes”.

    VÍDEO – temperatura em SP deve cair 10ºc na próxima semana, diz meteorologista

    *Com informações de Marcos Rosendo, da CNN em São Paulo

    Tópicos