São Luís: erro em manobra causa colisão entre navios em terminal
O acidente ocorreu neste sábado (28) e não há registro de feridos ou danos ambientais
O navio de bandeira japonesa NSU Carajás, da empresa NS United Kaiun Kaisha, colidiu com outras duas embarcações enquanto realizava manobra de atracação no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís, no Maranhão. O acidente ocorreu neste sábado (28) e, não há registro de feridos ou danos ambientais. De acordo com a Vale, proprietária do terminal, a colisão gerou apenas danos materiais e o porto seguiu com suas operações normalmente.
Em nota enviada à CNN, a mineradora Vale esclareceu que a colisão aconteceu durante manobra de atracação no Píer IV Sul, quando a embarcação NSU Carajás chocou-se com dois outros navios atracados no Píer III do terminal.
Os navios foram removidos da atracação e, segundo a Vale, fundeados a 25 mil milhas do local para inspeções e avaliação. As autoridades portuárias foram acionadas para atuarem na investigação deste acidente junto com a equipe da Vale.
Confira a nota da Vale na íntegra:
A Vale informa que no início da tarde de sábado (29/11), o navio NSU Carajás, de propriedade da empresa japonesa NS United Kaiun Kaisha, durante manobra de atracação no Píer IV Sul, do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, abalroou dois outros navios atracados no Píer III do referido terminal. Houve apenas danos materiais, sem vítimas nem danos ambientais. Os navios estão sendo desatracados e até o fim da tarde deste domingo estarão fundeados a 25 milhas do local para inspeções. O porto opera normalmente. As autoridades portuárias foram acionadas e atuam na investigação do incidente com apoio das equipes da Vale.