Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Santa Catarina registra caso de gripe aviária em criação de fundo de quintal

    Ave com influenza aviária foi identificada no município de Maracajá, na região de Criciúma

    Flávio IsmerimThais Magalhãesda CNN , São Paulo

    A Companhia de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) da Secretaria de Estado da Agricultura de Santa Catarina confirmou, no sábado (15), o registro de um novo caso de gripe aviária. Dessa vez, a ave enferma foi identificada dentro de uma criação de fundo de quintal.

    O animal era criado para subsistência por uma família do município catarinense de Maracajá, localizado na região de Criciúma.

    Em nota técnica, a Secretaria explica que, como a ave não tinha como destino a produção comercial, o registro do novo caso de gripe aviária “não compromete a condição sanitária do Estado de Santa Catarina e do país como livre de influenza aviária”.

    “Todas as medidas sanitárias estão sendo aplicadas para contenção e erradicação do foco, bem como a intensificação das ações de vigilância em populações de aves domésticas na região”, declarou o órgão, que reforçou a recomendação de que siga restrito o acesso de aves criadas livres ao ambiente externo.

    A Secretaria também pediu que casos de aves com “dificuldade respiratória, andar cambaleante, torcicolo ou que estejam girando em seu próprio eixo, ou mortalidade alta e súbita” sejam imediatamente comunicados à Cidasc e lembrou que segue suspensa realização de eventos com aglomeração de aves no Brasil.

    Tópicos