Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Salomão toma posse como novo corregedor-nacional de Justiça do CNJ

    Ministro assume para biênio 2022-2024; Bolsonaro, Lira, Pacheco e Moraes estavam presentes na cerimônia

    Gabriel Hirabahasida CNN , em Brasília

    O ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), tomou posse nesta terça-feira (30) como novo corregedor-nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

    A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre eles o presidente Jair Bolsonaro (PL), os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, e outros ministros do STF, como Dias Toffoli, Rosa Weber e Gilmar Mendes.

    O novo corregedor substituirá a ministra Maria Thereza de Assis Moura, empossada no cargo de presidente do STJ em cerimônia realizada no último dia 25. Ele ficará no cargo por dois anos. A indicação foi feita pelo presidente Bolsonaro após ser aprovada pelo plenário do Senado.

    A Corregedoria Nacional de Justiça, que integra o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), atua na orientação, na coordenação e na execução de políticas públicas voltadas para a atividade correcional e para o bom desempenho de tribunais e juízos do país.

    Sua principal finalidade é alcançar maior efetividade na prestação jurisdicional, atuando com base nos princípios constitucionais de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

    Em sua sabatina no Senado, Salomão disse que vai concentrar seus esforços para elevar a eficiência processual do Poder Judiciário brasileiro, tendo como estratégias principais a promoção de maior agilidade na tramitação dos processos judiciais e o estímulo à desjudicialização com base na aplicação dos meios adequados de resolução de conflitos.

    Tópicos