Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rússia defende negociações, retirada de civis da Ucrânia e mais de 9 de março

    5 Fatos Tarde, apresentado por Roberta Russo, repercute as principais notícias do Brasil e do mundo

    Fernanda Pinottida CNN , Em São Paulo

    O Ministério de Relações Exteriores da Rússia defende negociações para alcançar seus objetivos e novo cessar-fogo para retirada de civis da Ucrânia estão entre os destaques da tarde de 9 de março de 2022.

    Rússia defende negociações

    A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse, em entrevista coletiva, que a Rússia alcançará seu objetivo de garantir o status neutro da Ucrânia e prefere fazer isso por meio de negociações. Ela afirmou ainda que os objetivos de Moscou não incluem derrubar o governo de Kiev.

    Cessar-fogo

    A vice-primeira-ministra da Ucrânia disse que os militares ucranianos concordaram em um cessar-fogo de 12 horas com a Rússia para permitir a fuga de civis pelos corredores humanitários.

    Ajuda militar à Ucrânia

    Autoridades polonesas disseram que qualquer fornecimento de caças para a Ucrânia deve ser feito através da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). A afirmação foi feita depois que Washington rejeitou a oferta da Polônia de levar todos os seus jatos MiG-29 para uma base aérea dos Estados Unidos com o objetivo de serem fornecidos a Kiev.

    Sanções econômicas

    De acordo com o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, os Estados Unidos declararam “guerra econômica” à Rússia. Ele classificou as sanções aplicadas pelo ocidente como um ato hostil, e completou que Moscou está considerando como irá responder à medida anunciada pelo presidente Joe Biden na terça-feira (8), que proíbe importações de petróleo e gás natural russos.

    Sistema de saúde ucraniano

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que os conflitos entre russos e ucranianos engoliram o sistema de saúde da Ucrânia. Segundo a OMS, são estimados pelo menos 18 ataques a centros médicos do país.

    Newsletter

    Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

    Tópicos