Polícia investiga pichações com alusão à Ditadura Militar no TRE e OAB no RJ
As fachadas das instituições amanheceram nesta sexta-feira com dizeres como “lixo” e “AI-5”
A Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga as pichações na subseção do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) em Nova Friburgo, Região Serrana do Estado, na madrugada desta sexta-feira (25).
As escrituras na parede fazem apologia à Ditadura Militar. Imagens obtidas pela CNN mostram as pichações nos estabelecimentos públicos no município fluminense.
Entre os dizeres estão “Lixo” e “AI-5”, Ato Institucional publicado em 1968, que determinou o fechamento do Congresso Nacional e retirou o direito ao Habeas Corpus.
De acordo com a Polícia Civil, agentes da 151ª DP (Nova Friburgo) fazem diligências em busca de imagens de câmeras de segurança, “a fim de identificar a autoria do crime”.
Já a OAB-RJ, por meio do presidente da instituição, Luciano Bandeira, prestou queixa na delegacia. Em nota, ele repudiou as pichações que fazem alusão a Ditadura Militar.“
Ao passo que repudia veementemente tais pichações, expressão de infantilidade política e disposição criminosa, esta Ordem dos Advogados do Brasil comunica que está adotando todas as medidas cabíveis para investigar e punir os responsáveis, ou grupo de responsáveis, por esse comportamento, na certeza de que a democracia sempre prevalecerá”, destacou Luciano Bandeira.
A CNN procurou o TRE-RJ, que ainda não se manifestou sobre as pichações na sede da instituição.