Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    RJ: idoso e técnica de enfermagem serão ouvidos sobre falsa vacinação em Niterói

    Polícia Civil instaurou segundo inquérito para apurar o caso na cidade da região Metropolitana do Rio de Janeiro; profissional será ouvida na quarta-feira (17)

    Thayana Araujo e Isabelle Resende, da CNN, no Rio de Janeiro

    A Polícia Civil do Rio de Janeiro confirmou à CNN, nesta terça-feira (16), que instaurou um segundo inquérito para apurar o caso em Niterói, na região Metropolitana, em que uma técnica de enfermagem inseriu a seringa e não aplicou a vacina contra a Covid-19 num idoso

    O Brasil já registrou pelo menos quatro casos de falsa aplicação de vacina contra a Covid-19 em três estados diferentes: Goiás, Alagoas e Rio de Janeiro

    Os investigadores tomaram conhecimento do fato através das redes sociais. Até a segunda-feira (15), ninguém havia procurado a 76 DP (Niterói) para um registro de ocorrência. 

    Os agentes já solicitaram à Secretaria Municipal de Saúde de Niterói os nomes do paciente e da técnica de enfermagem para que os dois prestem depoimento. A profissional será ouvida nesta quarta-feira (17) e terá a oportunidade de esclarecer o que aconteceu no dia da imunização. 

    O flagrante feito pela família no posto drive-thru da Universidade Federal Fluminense mostra o momento em que a profissional insere a seringa e não aplica a dose. De acordo com a Prefeitura de Niterói, ela foi afastada das funções e o idoso vacinado em casa um dia depois.

    Em paralelo à investigação policial, o caso está sendo apurado pela prefeitura de Niterói. “Todas as medidas cabíveis serão tomadas. O protocolo determina que o Conselho Profissional de Enfermagem seja notificado. Fizemos isso nesta segunda-feira (15)”, informou a assessoria do governo municipal.

    A polícia do RJ investiga possíveis desvios relacionados à vacinação no estado. Já são duas denúncias de falsas aplicações da vacina contra a Covid 19. O receio é de que outros casos como esses aconteçam e causem temor na população. Os dois casos denunciados no RJ foram filmados pelas famílias dos idosos e viralizaram nas redes sociais. 

    Se as investigações confirmarem os desvios de doses, ou qualquer outra irregularidade, os profissionais de saúde serão indiciados pelo crime de peculato. A pena pode chegar a 12 anos de reclusão.

    Vacinação falsa
    Só no RJ já são 2 casos de idosos enganados na vacinação contra Covid-19: um em Petrópolis e outro em Niterói
    Foto: Reprodução

    O Conselho Regional de Enfermagem do Rio também apura as denúncias de irregularidades durante a vacinação. O Coren-RJ informou ainda que os profissionais afastados serão ouvidos pelo Departamento de Ética, que acompanha diretamente os casos. 

    Em Petrópolis, na região Serrana do RJ, a técnica de enfermagem filmada injetando uma dose vazia em vez da vacina contra Covid-19 em uma idosa de 94 anos prestou depoimento nesta segunda-feira (15). 

    A profissional com dez anos de experiência afirmou não ter percebido a falha e garantiu que o problema era com a seringa. Assim como em Niterói, a secretaria de Saúde de Petrópolis também afastou a técnica de enfermagem até o fim das apurações e confirmou à CNN que a seringa utilizada pela técnica de enfermagem estava vazia no momento da aplicação. 

    Neste caso, a idosa também já foi vacinada com a dose contra a Covid-19, segundo a secretaria de Saúde de Petrópolis.