Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    RJ: Castro exonera secretário preso e anuncia delegado federal como substituto

    Com a prisão de Raphael Montenegro, Vitor Poubel assume a Secretaria de Estado Administração Penitenciária (Seap)

    Thayana Araújo e Stéfano Salles, da CNN, no Rio de Janeiro

    Preso na manhã desta terça-feira (17) durante uma operação conjunta da Polícia Federal (PF), do Ministério Público Federal (MPF) e do Departamento Penitenciário Federal (Depen), o secretário estadual de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro, Raphael Montenegro, foi exonerado da função pelo governador Cláudio Castro (PL), que já anunciou um substituto. A função será ocupada pelo delegado federal Victor Poubel. 

    A ação que prendeu Montenegro contou com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ). De acordo com as investigações, o ex-secretário e outros dois agentes negociavam benefícios indevidos com os líderes de facções criminosas.

    Os crimes ocorreriam em troca influência em locais dominados por traficantes e outras vantagens indevidas. 

    O governo do estado informou que a exoneração de Raphael Montenegro já era prevista, o que foi confirmada por fontes da CNN. Isto por causa da soltura de um líder do tráfico de drogas, em 27 de julho. Ele foi liberado do presídio Vicente Piragibe, em Bangu, mesmo com um mandado de prisão em aberto. 

    A exoneração de Montenegro já foi publicada no Diário Oficial nesta terça-feira (17). Procurada pela CNN, a defesa do ex-secretário ainda não se manifestou.

    O Diário Oficial traz também a nomeação de Poubel. Em 2018, o delegado foi candidato a deputado federal e obteve 4.789 votos, concorrendo pelo Partido Progressista. No ano passado, como aspirante a vereador na capital do estado, obteve 1.379 votos, pelo Cidadania. 

    Durante a campanha de 2018, Poubel utilizava a popularidade da alcançada pela Operação Lava-Jato para buscar votos, com o slogan “Vamos Lavar a Jato o Rio”. O número de urna utilizava também o número historicamente ligado ao telefone da Polícia Militar.

    Outras exonerações

    Em edição extra do Diário Oficial, Cláudio Castro exonerou os outros dois agentes presos na operação de hoje. O subsecretário de Gestão Operacional da Seap, Wellingon Nunes da Silva, e Sandro Faria Gimenes, superintendente da Subsecretaria de Gestão Operacional da Seap.

    Tópicos