Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rio Pinheiros perde coloração verde causada pela seca após ação do governo

    Águas ganharam coloração esverdeada devido à proliferação de algas, segundo especialistas

    Rafael Saldanhada CNN

    O Governo de São Paulo realizou uma operação para melhorar a circulação de água no Rio Pinheiros, na tarde desta terça-feira (10). A ação visava bombear água do rio que para contribuir com a melhoria do canal e para a diminuição da presença de algas no local.

    Algumas partes do rio apresentaram uma coloração esverdeada desde domingo (8). Segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a proliferação de algas na água explica a cor verde.

    A água foi bombeada do canal Inferior para o canal Superior do Rio Pinheiros. A operação foi realizada a partir das 18h de ontem (10) e terminou às 5h desta quarta-feira (11).

    Anderson Esteves, superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), explicou que o tempo seco prejudica a qualidade da água do rio.

    “A chuva é essencial para o funcionamento do rio e, como não há chuva, o rio se encontra nesta situação crítica”, afirmou.

    Rio Pinheiros chegou a ter coloração verde no início da semana; veja:

    [cnn_galeria active=”false” id_galeria=”10835941″ title_galeria=”Rio Pinheiros Verde”/]

    A capital paulista deve registrar a temperatura máxima de 34°C ainda hoje (11), segundo previsão do Climatempo. A agência ainda aponta que a cidade está em alerta para uma umidade relativa do ar de 20% a 12%. 

    Nesta quarta, após o fim da ação, as autoridades realizam a descarga do excesso de água. Isso significa que esse acúmulo, localizado no canal Superior, será redirecionado ao Inferior por um sangradouro na estrutura da Usina São Paulo.

    O governo afirma que a manobra visa garantir o equilíbrio no fluxo de água, evitando transtornos e promovendo uma melhor qualidade da água no sistema.

    A operação foi realizada pelo DAEE, que é o órgão regulador de recursos hídricos do estado vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), e pela Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae).

    Tópicos