Com UTIs quase lotadas no Rio, multidão se aglomera durante show de Ferrugem
Festa aconteceu em São Gonçalo, na região metropolitana; cidade é a segunda no estado fluminense com maior número de mortes por Covid-19
Uma verdadeira multidão tomou conta do show do cantor Ferrugem, no espaço cultural da escola de samba Porto da Pedra em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, neste fim de semana. Anunciado com semanas de antecedência, o evento terminou na madrugada deste domingo (6) e os flagrantes são de uma quadra sem um único espaço vazio. A multidão canta, dança e o mais grave: quase ninguém usa máscara de proteção facial.
A pandemia parece não ser uma preocupação para os frequentadores do show, mas a cidade de São Gonçalo é a segunda no estado fluminense com maior número de mortes e a terceira com maior registro de casos de Covid-19. Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, 16.759 pessoas já contraíram o vírus por lá e 874 morreram vítimas da doença. Diante da gravidade, por determinação do governo do estado, a cidade concentra dois dos três postos de testagem em massa para a Covid-19 disponibilizadas pelo poder público estadual.
No Rio de Janeiro (capital), 90% dos leitos de UTI da rede do SUS estão ocupados (incluindo unidades do município, estado e da União). Já no estado, 87% dos leitos de terapia intensiva estão ocupados.
Leia também:
Número de pacientes à espera de um leito no Rio aumenta 40% em uma semana
Alta incidência de Covid-19 em jovens eleva medo de contaminação nas famílias
Secretários de saúde pedem que governo federal compre todas vacinas eficazes
A Porto da Pedra informou que não tem responsabilidade pelo local. A CNN também procurou a responsável indicada pela Porto da Pedra e organizadora do evento, mas não obteve resposta sobre a multidão sem máscaras.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o estabelecimento que abrigou a festa está irregular junto à corporação e não solicitou autorização para realização do evento. Uma equipe esteve no local no último sábado (5), dia do evento, e notificou os responsáveis.
O Corpo de Bombeiros informou, ainda, que começou, no fim de novembro, uma força-tarefa para fiscalizar locais de reunião de público no estado a fim de verificar se estão sendo cumpridas as regras sanitárias impostas durante a pandemia de Covid-19. As fiscalizações são feitas de quinta-feira a domingo, das 22h às 5h. A corporação afirma que conta com mais de 30 grupos de intervenção rápida em ação. As visitas a espaços com suspeita de descumprimento das regras, como distanciamento mínimo e lotação máxima reduzida, ocorrem a partir de denúncias recebidas — que podem ser feitas através dos telefones 193 e 190 — e vistorias de surpresa.
No entanto, os Bombeiros esclarecem que “cabe ao responsável legal pela edificação/evento cumprir a determinação, com base na legislação”.
A CNN pediu nota para a assessoria do cantor Ferrugem, mas até o momento ninguém respondeu sobre a aglomeração no evento.