Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rio Grande do Sul deve registrar neve nesta quarta-feira (19)

    Frente fria chegará aos estados de Santa Catarina e Paraná na quinta-feira (20)

    O frio já chegou na região Sul do país e a previsão é de neve e chuva congelada (granizo miúdo) para os próximos dias. O estado do Rio Grande do Sul deve ser o primeiro local que vai sentir as baixas temperaturas, já nesta quarta-feira (19). 

    De acordo com meteorologistas, esta queda na temperatura deve ser por um período curto, intenso e potencialmente histórico. Segundo a Metsul Meteorologia, esse deve ser o maior evento de neve desde 2013. Na quinta-feira (20), o frio chega em Santa Catarina e também no Paraná.

    Leia também:

    Queda de temperatura na região Sul provoca geada em cidades de Santa Catarina

    Geada na região de São Joaquim (SC), em 15 de julho de 2020
    Geada na serra catarinense, na região de São Joaquim, em 15 de julho de 2020
    Foto: Ronaldo Coutinho/Piter Scheuer/ Climaterra/ Reprodução

    Os últimos registros significativos de neve foram em julho e agosto de 2013. Em julho, os eventos foram verificados em Santa Catarina e Paraná e em agosto no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

    Já a chuva congelada – fenômeno em que a água da chuva congela ao atingir a superfície devido à baixa temperatura – pode cair em praticamente todo o Rio Grande do Sul e várias partes de Santa Catarina e Paraná, mesmo em locais de baixa altitude.

    A massa de ar frio vai baixar as temperaturas em boa parte do Brasil. São previstas temperaturas mais baixas nos três estados do Sul, mas também em São Paulo, Rio de Janeiro, parte de Minas Gerais, parte de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre, Amazonas e Roraima. A massa de ar frio vai trazer queda de temperatura também para Colômbia e Venezuela.

    (Edição: André Rigue)

    Tópicos