Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rio Branco tem marca negativa, atinge segunda pior seca da história e gera alerta em Roraima

    Serviço Geológico do Brasil informou que o rio alcançou a marca de –36 centímetros, a segunda mínima da história

    Com chuvas abaixo da média, Rio Branco está no segundo menor nível da história
    Com chuvas abaixo da média, Rio Branco está no segundo menor nível da história Henrique Leite/SGB

    Da CNN

    Segundo dados do Serviço Geológico do Brasil (SGB), a Bacia do Rio Amazonas registra níveis abaixo da normalidade para o período, em algumas estações. A situação mais crítica é observada no Rio Branco, que está ao norte da bacia.

    O SGB informou que o rio alcançou a marca de –36 centímetros, a segunda mínima da história, atrás do recorde de –56,5 centímetros, registrado em 2016.

    As descidas foram observadas em Boa Vista, em Roraima.

    “Esse cenário de recessão é devido aos acumulados de chuva abaixo do normal para esse período na região”, disse a pesquisadora Jussara Cury em publicação nas redes do Serviço Geológico do Brasil.

    Apesar da seca, contudo, os pesquisadores acreditam que a situação poderá ser revertida nos próximos dias. “Estão previstas chuvas para esta semana e, apesar de ser um volume pequeno, a expectativa é que o ritmo de recuo do rio diminua”, afirmou Jussara.

    Seca de um lado, cheia de outro

    O Rio Acre, que registrou máximas históricas no início do mês e provocou alagamentos, agora está em processo de recessão. Na capital Rio Branco (AC), foram registradas descidas médias diárias de 40 cm, e a cota está em 6,14 m, abaixo da média histórica para o período. 

    Publicado por: André Rigue