Relembre personalidades brasileiras que morreram em acidentes aéreos
Mamonas Assassinas, Gabriel Diniz, Ricardo Boechat e outras personalidades sofreram acidentes aéreos; veja fotos
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”561201″ title_galeria=”Acidentes aéreos com personalidades brasileiras”/]
A trágica queda de avião que vitimou a cantora Marília Mendonça, nesta sexta-feira (5), além de outras quatro pessoas, trouxe à memória acidentes com personalidades brasileiras que também perderam a vida em acidentes aéreos. Relembre abaixo:
Ricardo Boeachat
O acidente que vitimou o jornalista Ricardo Boechat e o comandante Ronaldo Quattrucci ocorreu em 11 de fevereiro de 2019. Segundo documento da Aeronáutica, a falta de manutenção da aeronave foi o que provocou a queda.
A causa imediata foi falha do motor em voo, porém esse problema foi causado por falta de manutenção que gerou a falta de lubrificação deficiente de peças do motor do helicóptero.
Chapecoense
O avião que levava jogadores da Chapecoense, integrantes da comissão técnica e jornalistas para o jogo contra o Atlético Nacional para disputar a final da Copa Sul Americana, na Colômbia, caiu 28 de novembro de 2016, matando 71 pessoas próximo do aeroporto de Medelín (Colômbia). Seis pessoas foram resgatadas com vida.
Eduardo Campos
O então candidato do PSB à Presidência da República nas eleições de outubro 2014, Eduardo Campos, de 49 anos, estava a bordo da aeronave Cessna 560 XL, prefixo PR-AFA, que caiu no meio de uma área residencial do bairro Boqueirão, em Santos, no litoral paulista.
O acidente vitimou, além de Campos, outras seis pessoas: o assessor Pedro Almeida Valadares Neto, o assessor de imprensa Carlos Augusto Ramos Leal Filho (Percol), Alexandre Severo Gomes e Silva (fotógrafo), Marcelo de Oliveira Lyra (assessor da campanha) e os pilotos Marcos Martins e Geraldo da Cunha.
Gabriel Diniz
Em maio de 2019, o avião que estava o cantor Gabriel Diniz, autor do hit “Jenifer”, caiu no povoado Porto do Mato, no município de Estância, em Sergipe. A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou um relatório sobre a morte do cantor, segundo o documento, a falta de manutenção da aeronave foi o que provocou a queda.
A causa imediata foi falha do motor em voo, porém esse problema foi causado por falta de manutenção que gerou a falta de lubrificação deficiente de peças do motor.
Mamonas Assassinas
Os integrantes da banda Mamonas Assassinas (e/d), Júlio Rasec (tecladista), Dinho (vocalista), Samuel Reoli (baixista), Bento Hinoto (guitarrista) e Sérgio Reoli (baterista) morreram em um acidente de avião, em março de 1993, chocando o Brasil em um período que o grupo musical estava no auge do sucesso.
A aeronave caiu depois de bater na Serra da Cantareira, zona norte da cidade de São Paulo.
Teori Zavascki
O acidente com a aeronave que transportava o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, ocorreu em janeiro de 2017, ao tentar aterrissar em Paraty, na costa verde do Rio de Janeiro.
Além do ministro, estavam na aeronave outras quatro pessoas, que também morreram. A aeronave decolou do Aeródromo Campo de Marte, em São Paulo, com destino ao Aeródromo de Paraty. Durante a aproximação para pouso, em condições restritas de visibilidade, a aeronave impactou contra a água na Baía de Paraty. A aeronave ficou totalmente destruída e todos os ocupantes morreram.
Segundo os laudos periciais, a aeronave modelo Hawker Beechcraft King Air C90 “apresentava perfeito funcionamento e estava com revisões obrigatórias e documentação regular”.
A análise do quadro meteorológico no dia do acidente concluiu que a opção do piloto pelo pouso com baixa visibilidade – em razão do teto – configurou conduta “de elevado risco e possibilidade de acidente”.
Ulysses Guimarães
O deputado federal Ulysses Guimarães morreu em 12 de outubro de 1992, vítima de acidente aéreo quando o helicóptero em que viajava de Angra dos Reis (RJ) para São Paulo caiu em alto-mar. Seu corpo nunca foi encontrado, mas a morte foi oficialmente confirmada.
*Com informações da Agência Brasil e do Estadão Conteúdo