Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Reajuste nos combustíveis, colapso na saúde do Nordeste e mais de 9 de março

    5 Fatos Tarde repercute principais notícias do Brasil e do mundo

    Da CNN, em São Paulo

    O novo reajuste nos preços dos combustíveis válido a partir de hoje, o colapso no sistema de saúde em estados do Nordeste e a pesquisa sobre o imunizante da Pfizer contra uma das variantes da Covid-19 estão entre os destaques do 5 Fatos Tarde desta terça-feira, 9 de março de 2021.

    Julgamento de Moro

    O ministro Gilmar Mendes pautou para a sessão de hoje da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal seu voto no habeas corpus em que a defesa do ex-presidente Lula pede a suspeição do então juiz Sergio Moro. Mendes pediu vista do caso em dezembro de 2018. No entanto, o ministro Edson Fachin pediu ao presidente da Corte Luiz Fux que adie o julgamento.

    Alta nos combustíveis

    Os combustíveis já estão mais caros nas refinarias a partir de hoje. A gasolina teve reajuste de 8,8% e o diesel, de 5,5%. Com isso, os preços médios serão de R$ 2,84 para a gasolina e de R$ 2,86 para o litro do diesel. Se somarmos todos os reajustes, a gasolina já teve alta de 54% e o diesel 41%. Segundo a Petrobras, o aumento é resultado do alinhamento dos preços ao mercado internacional.

    Colapso no Nordeste 

    Estados do Nordeste estão perto do colapso no sistema de saúde por causa da Covid-19. Pelo menos 7 deles já têm mais de 80% de ocupação dos leitos de UTI. Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará estão com mais de 90% da taxa de ocupação. Os pernambucanos, por exemplo, enfrentam medidas restritivas, como a proibição dos serviços não essenciais desde a semana passada.

    Vacinação de grávidas

    A Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia defende que mulheres grávidas sejam vacinadas contra a Covid-19. Segundo os especialistas, apesar de os estudos das farmacêuticas sobre os efeitos das vacinas neste grupo ainda serem inconclusivos, isso não representaria um risco às mulheres grávidas que, na visão deles, deveriam estar entre os grupos prioritários.

    Vacina da Pfizer contra variante

    A vacina desenvolvida pela Pfizer em parceria com a alemã BioNTech foi capaz de neutralizar uma variante do coronavírus que se espalha rapidamente pelo Brasil. É o que aponta um estudo publicado numa das revistas científicas mais importantes do mundo. Os cientistas disseram que a capacidade de neutralização se aproxima da eficácia da vacina desenvolvida com a primeira cepa do vírus.

    Newsletter

    Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br