Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    ‘Reabrir bares e academias preocupa, mas temos estrutura’, diz prefeito de Belém

    'Começamos a reabertura em 1º de junho com a abertura do comércio, e isso não gerou impacto no monitoramento da ocupação de leitos dentro de Belém'

    Com reabertura do setor de alimentação – incluindo bares e restaurantes – e previsão de volta das academias para a próxima semana, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), falou, em entrevista à CNN, nesta quinta-feira (2), que “existe preocupação”, mas garantiu que está sendo feito monitoramento de índices e considerou que a capital tem estrutura para as medidas de relaxamento diante da pandemia.

    “Existe preocupação, sim. Mas apenas para registrar, começamos a reabertura em 1º de junho com a abertura do comércio, e isso não gerou impacto no monitoramento da ocupação de leitos dentro de Belém”, afirmou.

    “Nesse momento estamos com 61% de ocupação dos leitos de UTI destinados a Covid-19 e 37% dos leitos clínicos, ou seja, estamos com bastante estrutura que tem se mantido estável ao longo de todo esse período de liberação. É uma série de fatores que tornaram Belém um exemplo diferenciado no Brasil”, acrescentou.

    Leia também:

    Salvar vidas deve ser a prioridade, dizem prefeitos de Belém e Curitiba

    Pacote de ajuda é muito bem-vindo, dizem prefeitos de Belém e Florianópolis

    Secretário de Saúde do Pará e presidente do Conass deixa cargos por investigação

    Coutinho citou que o pico em Belém já passou – entre a segunda quinzena de abril e a primeira de maio – e gerou demanda classificada como “assustadora”. De acordo com o Ministério da Saúde, o estado do Pará já registrou 105.853 casos e 4.960 mortes até quarta-feira (1º).

    Fraudes na saúde estadual

    Questionado sobre a saída de Alberto Beltrame do cargo de secretário de Saúde do Pará em meio a uma investigação sobre fraudes na compra de respiradores pelo estado do Pará, o prefeito disse que “já não era sem tempo”. “Já devia ter saído há muito. Os fatos relatados e já comprovados de tal gravidade dentro da Secretaria de Saúde impunham que fosse imediatamente retirado”, afirmou.

    Contudo, Coutinho analisou que a saída do secretário não impacta a cidade nas ações conjuntas com o estado no combate à pandemia da Covid-19. “A Prefeitura de Belém está absolutamente de portas sabertas para ações integradas a favor da saúde pública, como tem se mantido desde o início da pandemia – e até mesmo antes”, concluiu Coutinho.

    Alberto Beltrame também era presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e anunciou que irá deixar o cargo. Em carta enviada à imprensa, ele anunciou a saída e fez duras críticas ao Ministério da Saúde, que, em sua visão não cumpriu seu papel como coordenador de políticas públicas durante a pandemia do novo coronavírus.

    (Edição: Sinara Peixoto)