Provas do segundo dia do Enem 2022 abordam pandemia da Covid-19 e doping no esporte
Gabarito da prova será divulgado nesta quarta-feira (23), segundo o Ministério da Educação.
No segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, os estudantes encontraram questões sobre testes de Covid-19 e limpeza dos ambientes durante a pandemia do coronavírus. Ainda dentro do tema, o exame citou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Organização Mundial da Saúde (OMS). Outro tema abordado nas provas foi a prática de doping no esporte.
As provas começaram às 13h30 deste domingo (20) e os candidatos responderam um total de 90 questões de matemática e ciências da natureza. No fim de semana passado, as provas foram de linguagens, ciências humanas e redação. De acordo com Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), foram inscritos 3,4 milhões candidatos – segundo menor volume de inscrições desde 2005.
“No Enem, é a primeira vez que estão caindo questões sobre a pandemia”, disse Ademar Celedônio, diretor de Ensino e Inovações Educacionais do SAS Plataforma de Educação.
O gabarito da prova será divulgado nesta quarta-feira (23), segundo o Ministério da Educação.
O balanço preliminar da aplicação das provas será divulgado nesta segunda-feira (21), em uma coletiva de imprensa com o ministro da Educação, Victor Godoy, e do presidente do Inep, Carlos Eduardo Moreno Sampaio.
Entenda o Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. A prova é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
*Com informações da Agência Estado