Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Prouni: MEC demora para liberar consulta de vagas oferecidas e preocupa alunos

    No início da tarde, diversos estudantes relatavam no Twitter que a informação ainda não estava disponível

    Site oficial do Prouni; até o meio-dia, a consulta de vagas ainda não havia sido liberada
    Site oficial do Prouni; até o meio-dia, a consulta de vagas ainda não havia sido liberada Foto: Reprodução / Ministério da Educação - Prouni

    Jéssica Otoboni, da CNN, em São Paulo

    O Ministério da Educação (MEC) havia anunciado que liberaria a partir dessa terça-feira (7) a consulta às vagas oferecidas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) no segundo semestre de 2020. Mas, apesar da previsão da pasta, ela foi aberta somente às 22h.

    A demora preocupou diversos estudantes que aguardavam a liberação. No início da tarde, eles relatavam no Twitter que a informação ainda não estava disponível. “Cadê as consultas de vagas do Prouni?”, questionou um dos interessados. “Na teoria, estaria liberada a consulta do Prouni, mas até agora nada”, disse outro. “Vamo aí Prouni, tá demorando demais”, escreveu outra pessoa.

    À CNN, o MEC havia confirmado que a liberação seria feita ainda na terça, mas não especificou um horário. 

    Assista e leia também: 

    Em enquete, 50% dos estudantes votam por adiamento do Enem para maio de 2021

    Sisu abre inscrições para mais de 51 mil vagas nesta terça-feira

    O Grande Debate: governo demora para escolher o ministro da Educação?

    O Prouni é um programa do governo federal que oferece bolsas de estudo – integrais e parciais (50%) – em universidades particulares. Os interessados podem consultar as vagas pelo nome da instituição de ensino, curso ou município.

    Quando serão as inscrições?

    As inscrições para o Prouni vão de 14 a 17 de julho e devem ser feitas no site oficial do programa. O resultado da primeira chamada de selecionados está previsto para o dia 21 de julho

    Para participar do processo seletivo e concorrer a bolsas integrais, o aluno precisa comprovar uma renda familiar de um salário mínimo e meio por pessoa. Já para as bolsas parciais, a renda precisa ser de até três salários mínimos por pessoa.

    Quem pode participar?

    Podem participar os estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em alguma instituição da rede privada, estudantes com algum tipo de deficiência (sem a necessidade de ter estudado todo o ensino médio em colégio público ou como bolsista integral em escola particular), e professores da rede pública de ensino (desde que no efetivo exercício do magistério da educação básica e membros do quadro de pessoal permanente de instituição, sem a necessidade de comprovar renda).

    Além disso, para se inscrever, o interessado não pode ter diploma de curso superior, e precisa ter participado do Enem mais recente e obtido ao menos 450 pontos de média da nota, sem ter zerado na redação.

    Vale ressaltar que o Enem 2020 ainda não tem data definida para ser realizado, em razão da pandemia do novo coronavírus.