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    Procon abre processo contra Light para apurar quedas de energia no entorno do Galeão

    Investigação preliminar vai investigar conduta da empresa de possíveis violações de normas do código do consumidor

    Rafael Saldanhada CNN

    O Procon do Rio de Janeiro instaurou um processo administrativo contra a fornecedora de energia Light para apurar denúncias de falhas na prestação de serviços na Ilha do Governador, na zona norte da cidade, onde está localizado o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.

    A investigação preliminar vai investigar a conduta da empresa acerca de possíveis violações das normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

    A Light foi notificada pelo Procon-RJ e deve apresentar em até 10 dias os devidos esclarecimentos sobre as denúncias e as respostas às reclamações dos consumidores.

    O órgão de defesa dos consumidores informou que recebeu relatos de recorrentes interrupções no fornecimento de energia elétrica e demora no restabelecimento desde a última quinta-feira (18), causando prejuízo material aos moradores da região.

    O presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, afirmou que o órgão continua acompanhando os fatos e que é dever da concessionária prestar um serviço de qualidade, eficiente e seguro.

    “Por ser um serviço essencial ao consumidor, a energia elétrica deve ter um fornecimento adequado e contínuo”, ressalta Coelho.

    O artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor cita que “os órgãos públicos, por si ou suas empresas, concessionárias, permissionárias ou sob qualquer outra forma de empreendimento, são obrigados a fornecer serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos”.

    Desde o final da semana passada, o aeroporto do Galeão vem utilizando geradores para manter a operação.

    Após a detecção da falha no fornecimento de energia, a Light restabeleceu a ligação para o sistema de ar-condicionado do Galeão. A operação aeroportuária está sendo garantida pelo geradores.

    Aeroporto RIOgaleão informou à CNN que, desde a última quinta-feira (18), seu sistema de geradores mantém a operação aeroportuária sem impactos. Segundo o terminal, a energia fornecida pela Light para o sistema de ar-condicionado está parcialmente restabelecida e o conforto térmico no terminal está normalizado.

    Multas recentes

    Na última sexta-feira (19), o Procon Carioca multou a empresa em R$ 13,6 milhões por interrupções no fornecimento de energia na Ilha do Governador. O prefeito Eduardo Paes (PSD) divulgou a penalidade nas redes sociais.

    A fornecedora já havia sido multada pelo órgão em cerca de R$ 2 milhões no último mês de abril, após a empresa abrir um recurso contra um processo administrativo de 2021, também por causa de falhas no fornecimento de energia elétrica.

    E ainda fevereiro deste ano, a concessionária foi multada em R$ 4.7 milhões por falhas nas prestações de serviços na mesma região no Rio.

    O que diz a Light

    A Light informou que não vai comentar sobre o novo processo administrativo do Procon. A fornecedora lamenta os transtornos causados com as obras e afirmou que está empenhando todos os esforços para que as ilhas do Governador e Paquetá tenham uma nova linha de transmissão para o fornecimento de energia com qualidade e capacidade comparáveis às melhores do país, que será entregue em outubro deste ano.

    Segundo a empresa, as ilhas do Governador e de Paquetá estão recebendo hoje 100% da carga de energia provenientes de 153 geradores instalados entre as duas subestações e alguns trechos dos bairros. Além disso, mais 12 geradores serão instalados até hoje (24).

    Desde a identificação do defeito na última quinta-feira (18), a empresa diz que está atuando com mais de 330 profissionais técnicos que estão varrendo toda a rede e identificando pontos de reforço e executando os reparos preventivos.

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