Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Probabilidade de ataques de tubarão é baixa, mas devemos vigiar, diz oceanógrafo

    Mulher de 79 anos foi atacada durante banho de mar no último domingo (14) em Praia Grande, na cidade de Ubatuba; é o segundo caso no local

    Carolina FigueiredoLudmila CandalRafaela Larada CNN , em São Paulo

    Apesar de dois ataques de tubarão neste mês em Ubatuba, no litoral de São Paulo, o presidente do Instituto Argonauta e diretor do Aquário de Ubatuba, Hugo Gallo Neto, afirma que a probabilidade de banhistas sofrerem ataques do tipo é baixa, mas que é necessário manter a vigilância.

    “Temos histórico de 30 anos sem esse tipo de ocorrência. Estatisticamente, é baixíssima a probabilidade [de ocorrer um ataque de tubarão] diferentemente de Recife”, disse Gallo Neto, que também é oceanógrafo.

    Segundo ele, os ataques ocorreram durante os últimos feriados e, portanto, muitos turistas e moradores da região estavam no mar. E algumas espécies de tubarão estavam mais próximas da costa em busca de alimentos.

    “Esses dois acidentes aconteceram nos feriados quando tinha muita gente dentro da água. Temos que observar e manter a vigilância, mas não deve se gerar pânico até porque a probabilidade é baixa”, completou.

    Outro fator levantado pelo oceanógrafo é a mudança do clima na região no mês de outubro. “A gente teve uma mudança no clima, choveram 23 dias em Ubatuba e algumas espécies de tubarão estão mais próximas da costa. [Os ataques] podem ter sido uma combinação desses fatores”.

    Praia Grande, em Ubatuba, litoral de São Paulo / Foto: Wikimedia Commons

    Sobre o ataque ao turista francês no início deste mês, Gallo Neto ressaltou que o homem nadava em águas turvas e próximo a um cardume de peixes.

    “O ser humano não faz parte da dieta dos tubarões (…) O que aconteceu com o francês foi que o animal chegou perto, mordeu e soltou. Os dois casos tem essa semelhança. Já a senhora de 79 anos foi atacada por um animal maior. O animal deu a mordida e soltou.”

    Tópicos