Primeiro fim de semana de 2021 é marcado por festas e aglomerações no Rio
No sábado (2), o cantor Xande de Pilares se apresentou no Bar da Lapa, reduto boêmio na região central
O primeiro fim de semana do ano foi marcado por festas e aglomerações no Rio de Janeiro. A CNN identificou diferentes registros de desrespeito às orientações para evitar a disseminação do novo coronavírus em eventos realizados na Lapa e em bairros das zonas Sul e Oeste da capital.
No sábado (2), o cantor Xande de Pilares se apresentou no Bar da Lapa, reduto boêmio na região central. Em vídeos divulgados pelo próprio estabelecimento nas redes sociais, é possível observar que as pessoas não seguiam o afastamento social e estavam sem máscara. A CNN tentou entrar em contato com o bar e com a assessoria do cantor, mas não obteve resposta.
Leia também:
Número de sepultamentos por Covid-19 em dezembro no Rio supera recorde de maio
Não adianta termos o registro da vacina de Oxford sem as doses, diz pesquisador
São Paulo volta à fase amarela nesta segunda-feira (4); veja o que muda
Em Guaratiba, na zona Oeste, uma festa rave acontecia desde o dia 1º de janeiro e só foi interrompida após a chegada da Polícia Militar nesse domingo (3). Em nota, a PM afirmou que foi acionada por volta das dez da manhã e que uma ocorrência foi registrada na delegacia de Guaratiba.
Também no sábado (2), por volta das sete horas da noite, a CNN recebeu um flagrante, através do analista Fernando Molica, de uma festa que ocorria dentro de um ônibus adaptado percorrendo a orla de Copacabana, na Zona Sul. As imagens mostram jovens sem máscara dentro do veículo, que circulava com os vidros fechados e tinha a marca da empresa Balada Móvel. Na internet, a empresa, que é especializada no aluguel de ônibus e limusines adaptados para eventos, indica que as locações permanecem durante a pandemia. Procurada, a Balada Móvel afirmou que opera de acordo com a legislação municipal e normas relativas para o segmento.
Destaques do CNN Brasil Business
Perspectivas 2021: O dólar pode voltar para a casa dos R$ 4? Depende do governo
Com salto de 31%, fortuna dos mais ricos tem avanço histórico em ano de pandemia
Mapa do Emprego: Veja quais os setores em alta e como ficam os salários em 2021
A Defesa Civil ainda não divulgou o balanço da fiscalização do fim do ano. Desde o dia 25 de novembro até dia 30 de dezembro, o Corpo de Bombeiros realizou mais de 637 procedimentos administrativos em todo o estado, como notificações, autos de infrações e interdições. Neste período, foram registradas 365 denúncias relacionadas a aglomerações em eventos.