Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Prévia da inflação de julho, manifesto em defesa da democracia e mais de 26 de julho

    Grupos transportes e habitação tiveram maior peso na desaceleração do IPCA-15 de julho

    Grupos transportes e habitação tiveram o maior peso na desaceleração do IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15) de julho
    Grupos transportes e habitação tiveram o maior peso na desaceleração do IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15) de julho Marcos Santos/USP Imagens

    CNN

    O impacto dos grupos transportes e habitação na desaceleração do IPCA-15 de julho, e o manifesto em defesa da democracia e do sistema eleitoral divulgado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) estão entre os destaques desta terça-feira (26).

    IPCA-15

    Os grupos transportes e habitação tiveram o maior peso na desaceleração do IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15) de julho, disse o IBGE nesta terça-feira (26), com quedas de 1,08% e 0,78%, respectivamente.

    O recuo significativo no grupo transportes foi impulsionado pela queda de 5,01% no preço da gasolina e de 8,16% no do etanol, destaca o instituto, devido à Lei Complementar 194/22, que reduziu as alíquotas de ICMS sobre combustíveis, energia elétrica e comunicações.

    Manifesto em defesa da democracia

    A Faculdade de Direito da USP divulgou um manifesto em defesa da democracia e do sistema eleitoral.

    Batizado de “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito”, o documento deverá ser lido pelo ex-ministro do Supremo Celso de Mello durante evento em 11 de agosto, na USP. Na data é comemorado o Dia do Estudante. A divulgação do documento foi antecipada pelo analista da CNN Caio Junqueira.

    O manifesto é organizado por alunos, professores, diretoria da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e membros da sociedade civil. O documento já conta com mais de 3 mil assinaturas.

    Recorde de calor

    A cidade de São Paulo tem registrado o mês de julho mais quente desde 1943, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A temperatura máxima média até o momento é de 25,9ºC. Porém, com a chegada de uma frente fria nesta semana, este número pode cair até o final do mês.

    A série histórica do Inmet na cidade de São Paulo teve início em 1943. Confira abaixo as maiores médias para o período.

    Carro explode em posto de gasolina

    Um carro explodiu enquanto estava sendo abastecido com Gás Natural Veicular (GNV) em um posto de combustíveis na zona norte do Rio de Janeiro. Um homem ferido no episódio encontra-se em estado grave. Uma mulher também foi atingida.

    Câmeras de segurança registraram o momento da explosão. As duas vítimas estavam fora do veículo. O homem estava checando alguma coisa no bagageiro e foi arremessado com o impacto.

    Ex-chanceler alemão em Moscou

    O Kremlin disse que acredita que o ex-chanceler alemão Gerhard Schroeder está em Moscou e não descartou possíveis contatos com ele.

    “Tanto quanto sabemos, ele está em Moscou”, disse o porta-voz Dmitry Peskov aos repórteres quando perguntado se tinha conhecimento de relatos de que Schroeder havia viajado para Moscou.

    “Não há reunião agendada, mas não descartamos possíveis contatos”, acrescentou Peskov.

    Newsletter

    Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.

     

    *Publicado por Renata Souza