Preocupação é pelo aumento das temperaturas, diz secretário nacional de Defesa Civil à CNN
Wolnei Wolff Barreiro destaca preocupação com elevação das temperaturas no Sudeste e focos de incêndio no Pantanal, em Mato Grosso, em Rondônia e na Amazônia
O Secretário Nacional de Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiro, expressou preocupação com o aumento das temperaturas previsto para os próximos dias, especialmente na região Sudeste do Brasil.
Em entrevista ao CNN 360°, Barreiro alertou sobre os riscos de incêndios e destacou as áreas que estão sob maior vigilância.
Segundo o secretário, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prevê um forte aumento das temperaturas a partir de amanhã, principalmente no estado de São Paulo e na região Sudeste.
“Isso causa preocupação e é o motivo desse alerta para essas cidades nessa região”, explicou Barreiro.
Situação atual dos focos de incêndio
Barreiro informou que os focos de incêndio no estado de São Paulo estão praticamente controlados.
“Não há mais focos. Estamos desativando aquele trabalho que fizemos junto com o Ministério da Defesa, com aeronaves, incluindo o avião KC 390, que é capaz de pulverizar uma grande área pela sua capacidade de reservação de 12 mil litros por operação”, detalhou.
No entanto, o secretário ressaltou que a preocupação persiste em outras regiões do país.
“O que continua nos preocupando é a região do Pantanal, agora mais o Mato Grosso mesmo. Estávamos trabalhando bastante empenhados no Mato Grosso do Sul, mas agora o foco é Mato Grosso, Rondônia e Amazônia”, afirmou.
Áreas críticas e monitoramento
As autoridades estão especialmente atentas aos corredores que ligam Rondônia à Amazônia e a Amazônia ao Pará.
“Aqueles corredores ali são a grande preocupação, é onde estão os maiores focos de incêndio neste momento”, alertou Barreiro.
O secretário lembrou ainda que este é um período historicamente marcado por estiagem e seca no Brasil, afetando as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Amazônia.
Diante desse cenário, a Defesa Civil Nacional mantém-se em alerta, monitorando de perto a evolução da situação e coordenando ações preventivas e de combate aos incêndios em todo o território nacional.