Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Prefeito de Fortaleza proíbe circulação em espaços públicos da capital

    Medida restritiva passa a valer a partir desta sexta-feira (08)

    O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio Bezerra (PDT), proibiu a circulação de pessoas e carros em espaços públicos na capital cearense. A medida passa a valer a partir desta sexta-feira (8) e é diferente do lockdown, que isola totalmente a região. 
     
    “O nosso maior problema é a garantia do isolamento dentro da comunidade”, disse o prefeito à CNN. Ele explica que há um grande fluxo de pessoas em lugares como feiras livres, praças e praias.

    Leia também:

    Entenda a diferença entre isolamento social e lockdown

    A medida visa controlar a livre circulação que não seja voltada para fins essenciais como idas ao supermercado, atividade profissional exigida ou para serviços de saúde.

    Será controlada a entrada e saída de veículos, com fiscalização em eixos principais como estradas federais, municipais e grandes vias metropolitanas. Também vai ser obrigatório o uso de máscaras em qualquer espaço público.
     
    Entre as motivações para a adoção da medida, ele cita a baixa adesão ao isolamento social na última semana e o colapso do sistema de saúde, resultando em um aumento sustentado na curva ‘praticamente linear’ do número de casos e óbitos pela Covid-19.
     
    Roberto conta também que a decisão foi baseada em recomendações dadas por agências de saúde. “Eu nunca considerei que o coronavírus seria uma gripezinha ou resfriado”, disse o prefeito. “Infelizmente, em virtude de ser algo desconhecido, não faltaram palpites”, comentou, apoiando o papel da impressa e dos órgãos sanitários no combate à pandemia da Covid-19.
     
    Bezerra testou positivo para o novo coronavírus (Covid-19) no dia 20 de março de 2020. Ele não apresentava sintomas da doença, mas fez os testes por orientação de especialistas, uma vez que mantinha contato direto com pessoas já diagnosticadas com Covid-19.

    Outras medidas no CE

    Além do bloqueio, implementado em meio à crise sanitária causada pelo novo coronavírus, o governo estadual estendeu o decreto de isolamento social por mais 15 dias no restante do estado. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (05) pelo governador do Ceará, Camilo Santana (PT), e pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, em uma live nas redes sociais. O decreto valerá por 20 dias.
     

    Veja mais:
     
    Caiado descarta lockdown e Dino aposta em solidariedade para conter Covid-19

    Início de lockdown no Maranhão teve ‘êxito’, diz governador Flávio Dino

    ‘Lockdown que tem ser adotado em alguns estados e regiões’, diz médica

    Com mais de 11 mil casos e mais de 700 mortes, o Ceará foi o segundo estado a enfrentar um colapso no sistema de saúde, com a taxa de ocupação nos leitos chegando a 100% por dias seguidos, depois do estado do Amazonas.

    Tópicos