Posse de Moraes na presidência do TSE, Daniel Silveira e mais de 16 de agosto
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), líderes das pesquisas eleitorais, estavam presentes na cerimônia
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes assumiu, nesta terça-feira (16), a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no lugar de Edson Fachin. Políticos, ministros e ex-presidentes participam de solenidade na sede da Corte, em Brasília.
Os líderes nas pesquisas de intenção de voto na disputa presidencial, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), foram para a cerimônia. Este é o primeiro encontro entre os adversários políticos desde que as pré-candidaturas foram anunciadas.
O ex-presidente Michel Temer (MDB) também está presente no evento, junto da também ex-presidenta Dilma Rousseff (PT). É a primeira vez que eles se encontram após o impeachment de 2016. Além deles, os ex-presidentes José Sarney (MDB) e Fernando Collor (PTB) também estão no plenário do TSE.
Aumento de integrantes no grupo de transparência das eleições
O ministro Edson Fachin, então presidente do TSE, aumentou o número de integrantes da Comissão de Transparência das Eleições (CTE), órgão voltado a ampliar a transparência e a segurança de todas as etapas de preparação e realização das eleições.
Os nomes foram publicados no Diário de Justiça Eletrônico do TSE desta terça-feira, sendo eles: Engels Augusto Muniz, Conselheiro Nacional, representante do Conselho Nacional do Ministério Público; Bianca Stella Azevedo Barroso, Promotora de Justiça, Membro Auxiliar, representante do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP); João Moreira Pessoa de Azambuja, Juiz Auxiliar da Presidência, representante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); e Dayse Starling Motta, Juíza Auxiliar da Presidência, representante suplente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Início da campanha eleitoral dos presidenciáveis
Os candidatos à Presidência iniciaram a campanha eleitoral. Parte deles foi às ruas em cidades da região Sudeste, onde, de acordo com especialistas, deve haver alterações nas intenções de votos dos eleitores.
Lula esteve na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo. A cidade é o berço político do petista, onde iniciou a sua carreira no sindicato dos metalúrgicos do ABC.
Bolsonaro voltou a Juiz de Fora (MG). Em 2018, o então candidato foi vítima de uma facada no centro da cidade mineira. Ele voltou ao local onde foi vítima da agressão e discursou a apoiadores.
Ciro Gomes (PDT) participou de uma caminhada às 7h na zona leste de São Paulo. Aos presentes, o pedetista discursou sobre o projeto de renda mínima, batizado por ele de “Eduardo Suplicy”, em homenagem ao ex-senador petista.
Procuradoria Eleitoral do Rio pede impugnação de Daniel Silveira
A Procuradoria Regional Eleitoral do Rio de Janeiro pediu que a candidatura do deputado federal Daniel Silveira (PTB) ao Senado seja impugnada. O MPF pede que o Tribunal Regional Eleitoral do Rio não conceda o registro de candidatura e que ele seja impedido de concorrer às eleicões deste ano.
O PTB apresentou seu nome ao Senado após ele receber, no ano passado, um indulto do presidente Jair Bolsonaro após ser condenado pelo STF a oito anos e nove meses de reclusão. A pena seria em regime inicial fechado, por crimes de ameaça ao Estado Democrático de Direito e coação no curso do processo.
EUA testam míssil nuclear de longo alcance
A Força Aérea dos Estados Unidos testou um míssil de longo alcance desarmado com capacidade nuclear, de acordo com o Comando de Ataque Global da Força Aérea.
O míssil balístico intercontinental Minuteman III desarmado, equipado com um veículo de reentrada de teste, foi lançado da Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia, e viajou 6,7 mil km até um campo de teste perto das Ilhas Marshall.
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.