Posse de Kassio Marques no STF e mais notícias de 5 de novembro
As principais notícias da manhã desta quinta-feira (5)
A apuração e a repercussão dos resultados das eleições dos Estados Unidos e a posse de Kassio Marques Nunes no Supremo Tribunal Federal são alguns dos destaques da manhã desta quinta-feira, 5 de novembro.
Eleições nos EUA
Com a vitória de Joe Biden no Michigan, o candidato ficou mais perto da Casa Branca. Já o presidente Donald Trump tenta suspender a contagem em pelo menos três estados. Pelas ruas, a madrugada foi de protestos a favor e contra o processo eleitoral.
Kassio Marques
Kassio Nunes Marques toma posse no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (5). Marques tem 48 anos e é o primeiro indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para a Corte. Ele pode ficar 27 anos no STF, já que o limite de idade para o ocupar o cargo é de 75 anos.
Wilson Witzel
O Tribunal Especial Misto, formado por parlamentares e desembargadores, analisa nesta quinta-feira (5) o pedido de impeachment do governador afastado Wilson Witzel (PSC). Se a denúncia for aceita, o processo entra em fase de instrução, quando podem ser feitas perícias, análises de documentos, depoimentos e ouvir as testemunhas.
Militares na Amazônia
Os militares que foram deslocados para a Amazônia devem ficar na região até abril de 2021. O presidente Bolsonaro prorrogou o decreto para que os integrantes das Forças Armadas fiquem na região trabalhando em ações contra crimes ambientais.
Lockdown na Itália
A Itália é mais um país a decretar lockdown para conter o avanço da Covid-19. A restrição vale para quatro regiões, incluindo a Lombardia. Ao todo, o país tem 790 mil casos da doença e quase 40 mil mortes confirmadas.
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br
(Edição: André Rigue)