Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Pós-Carnaval: Polícia Militar estende reforço de segurança no Rio de Janeiro

    1.140 pessoas foram presas durante as festas. Houve redução de 20% dos crimes de furto e roubo de pedestres

    453 blocos desfilam pelas ruas da cidade do Rio de Janeiro no período do carnaval
    453 blocos desfilam pelas ruas da cidade do Rio de Janeiro no período do carnaval Reprodução: RioTur

    Guilherme Gamada CNN*

    São Paulo

    A Polícia Militar Do Rio de Janeiro estendeu o esquema de segurança para o último fim de semana do Carnaval 2024. Antes previsto para acontecer até este sábado (17), quando acontece o Desfile das Campeãs do Grupo Especial, no Sambódromo Marquês de Sapucaí, a operação segue até domingo (18).

    O entorno do Sambódromo continua com uso do sistema de Reconhecimento Facial, com a presença do carro-comando da Corporação, e do de drones, além de seis torres de observação. Também haverá  policiamento com equipes do Regimento de Cavalaria Enyr Cony dos Santos (RCECS).

    O Bloco da Anitta e o Monobloco que desfilam neste final de semana, na avenida Presidente Antônio Carlos, no Centro do Rio, também terão policiamento. O circuito permanecerá cercado por grades de proteção e contará com o sistema de reconhecimento facial.

    Ao todo serão implementados 26 pontos de interceptação e revista, além dos 250 detectores de metais sendo utilizados pelos policiais e seis torres de observação ao longo do percurso.

    Os agentes de segurança estarão em 46 blocos carnavalescos que desfilarão este final de semana, com destaque para alguns tradicionais, como o Kizomba (Lapa), o Chá da Alice (Centro) e o Mulheres de Chico (Leme). Os shows no Terreirão do samba e os jogos do Campeonato Carioca, no Maracanã e Engenhão, também estão inclusos no reforço.

    Carnaval no Rio tem mais de mil prisões

    Até esta quarta-feira (14), 1.140 pessoas foram presas durante as festas pela Polícia Militar e Civil do estado. De acordo com o governo,12 mil policiais militares e mais de 3,3 mil policiais civis e 900 policiais penais foram mobilizados no esquema de segurança.

    Houve redução de 20% dos crimes de furto e roubo de pedestres, em comparação com o carnaval de 2023. Também forão registrados aumentos de 34% das prisões em flagrante, de 32% de apreensão de menores infratores e de 5% de pedidos de medidas protetivas.

    A Polícia Milita apreendeu 75 armas de fogo, o que inclui sete fuzis, recuperou 47 telefones celulares, de acordo com o balanço das ações divulgado nesta quinta-feira (15).

    A Polícia Civil infoma que 600 investigações foram iniciadas nos dias do Carnaval, 85 ocorrências registradas por turistas estrangeiros (61 por crimes de furto).

    *(sob supervisão de Felipe Andrade)