Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Polícia vai investigar falsa aplicação de vacina em idosa em Petrópolis

    Segundo prefeitura, enfermeira garantiu que não percebeu o problema, assegurou que não foi intencional, mas um defeito com a seringa

    Elis Barreto*, da CNN, no Rio de Janeiro    

    A Polícia Civil do Rio de Janeiro instaurou um inquérito para apurar o caso da técnica de enfermagem que simulou a aplicação da vacina contra Covid-19 em uma idosa, no município de Petrópolis, região Serrana do Rio de Janeiro. O Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ) também abriu uma sindicância e ouviu a profissional na manhã desta segunda-feira (15)

    De acordo com a secretaria de Saúde de Petrópolis, embora a técnica de enfermagem tenha dez anos de experiência na área, em depoimento, ela garantiu que não percebeu o problema, assegurou que não foi intencional, mas um defeito com a seringa. A técnica de enfermagem presta serviço há um mês para o município. A secretária de Saúde informou que ela foi afastada e que o caso segue em apuração.

     

    Vacinação falsa
    Polícia vai investigar o caso da técnica de enfermagem que simulou a aplicação da vacina contra Covid-19 em uma idosa, no município de Petrópolis
    Foto: Reprodução

    As imagens feitas pela família, e obtidas pela CNN, mostram o momento que a enfermeira chega a introduzir a agulha no braço do idoso, mas a seringa estava vazia. O caso aconteceu na última sexta-feira (12), em um dos dois pontos montados na cidade, no primeiro dia em que a imunização começou a ser feita em idosos acima de 90 anos.

    A prefeitura de Petrópolis confirmou que a seringa utilizada estava vazia no momento da aplicação. Após a denúncia e o vídeo viralizar nas redes sociais, equipes da secretaria de Saúde da cidade fizeram contato com a família e a idosa foi vacinada com a dose contra a Covid-19.

    Em nota, a prefeitura esclarece que se tratou de um caso isolado, que mantém o controle das vacinas e cobra o registro de qualquer ocorrência durante a vacinação. “O governo segue colaborando com as investigações a fim de esclarecer integralmente os fatos, e está adotando todas as medidas para garantir a transparência na vacinação e reforçando todo mecanismo possível de controle”, completa.

    A 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Petrópolis informou que está acompanhando o caso e que já existe inquérito civil conjunto com o Ministério Público Federal no município para apurar problemas na aplicação das vacinas.

     

    Niterói

    Um outro caso de falsa aplicação de vacina foi registrado em Niterói, município da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro. O vídeo feito no posto drive-thru de uma Universidade Federal mostra o momento em que a técnica insere a seringa e não aplica a dose. De acordo com a Prefeitura de Niterói, a enfermeira foi afastada da função e será investigada pela Secretaria Municipal de Saúde. 

    “A família do idoso foi imediatamente acolhida. Uma visita foi agendada para o mesmo dia, no qual o médico e a enfermeira responsável realizaram a aplicação da vacina na casa do idoso”, informou a prefeitura de Niterói, em nota.

    *Supervisão de Thayana Araújo