Polícia prende suspeitos com equipamento que bloqueava sinal de tornozeleiras
Aparelho era utilizado para desativar o rastreamento via GPS dos dispositivos; caso ocorreu no DF
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) prendeu, na noite desta segunda-feira (21), dois homens que usavam um dispositivo eletrônico para bloquear o sinal de GPS de suas tornozeleiras eletrônicas.
Segundo a polícia, os dois homens estavam em um veículo que levantou suspeitas dos militares. Durante a revista realizada no carro, os policiais encontraram um aparelho utilizado para bloquear o sinal das tornozeleiras eletrônicas. O caso aconteceu em Ceilândia, cidade que fica a cerca de 33 km do centro de Brasília.
Após identificarem a funcionalidade do aparelho, os militares acionaram a Polícia Penal, que confirmou que os sinais das tornozeleiras dos suspeitos estavam bloqueados, configurando uma tentativa de burlar o sistema de monitoramento.,
Os suspeitos, que estavam sendo monitorados pelo sistema de tornozeleiras, tentavam interromper a vigilância sobre seus movimentos. A tornozeleira eletrônica é um dispositivo de monitoramento que serve para acompanhar a localização de indivíduos sob vigilância.
A tornozeleira eletrônica opera utilizando tecnologia GPS, transmitindo em tempo real a localização do indivíduo para a Central de Monitoramento. O dispositivo encontrado com os suspeitos interferia nesse processo, bloqueando o sinal e interrompendo o acompanhamento realizado pelas autoridades.
Após a abordagem, os suspeitos foram conduzidos à delegacia, onde foram tomadas as medidas legais cabíveis. Eles poderão responder por violação das condições do monitoramento eletrônico.