Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Polícia prende suspeito de ser contador de milícia no Rio de Janeiro

    Investigadores apontam que Thiago Farias da Costa era responsável pelas finanças de grupo criminoso

    Rafael Saldanhada CNN

    Um homem identificado como Thiago Farias da Costa, suspeito de ser o contador de uma das maiores milícias do Rio de Janeiro, foi preso na manhã desta terça-feira (30), em Campo Grande, na zona oeste da capital fluminense.

    A prisão foi realizada em ação conjunta entre o Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GAECO/MPRJ) e a a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco-IE) da Polícia Civil.

    A operação também apreendeu um veículo clonado e adulterado que estavam sob posse de Thiago.

    A informação das autoridades é que o preso, conhecido como “Gordinho”, atuava como contador do grupo criminoso da comunidade de Vilar Carioca e respondia diretamente aos líderes da organização:

    • Alessandro Ferreira dos Santos, o “Parrudo”, preso em dezembro de 2023;
    • Paulo David Guimarães Ferraz Silva, o “Naval”, atual líder da milícia e foragido.

    “Parrudo” é apontado pelos investigadores como um dos responsáveis pela organização da ação criminosa que incendiou 35 ônibus na Zona Oeste, em outubro do ano passado.

    Durante a ação, os policiais ainda apreenderam um fuzil AK-47, uma grande quantidade de munição e materiais típicos de atividades milicianas em uma residência próxima ao local da prisão.

    A DRACO-IE continua investigando o caso e busca novos desdobramentos da atividade criminosa da milícia.

    Tópicos