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    Polícia investiga episódio de racismo contra jovens em loja de shopping no Rio

    Vendedora teria pedido que clientes negros deixassem o local sem atendê-los

    Jovens registraram boletim de ocorrência denunciando caso de racismo em loja de shopping
    Jovens registraram boletim de ocorrência denunciando caso de racismo em loja de shopping Reprodução

    Maria Clara Alcântarada CNN*

    Dois adolescentes e uma jovem de 18 anos denunciam um caso de racismo, que teria acontecido no interior da loja O Boticário, no Bangu Shopping, na zona oeste do Rio de Janeiro. O caso aconteceu em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

    Segundo o boletim de ocorrência registrado pelos três, os jovens entraram na loja do O Boticário e demoraram para ser atendidos. Eles relatam que, depois de alguns minutos, foram abordados por uma vendedora que disse que a loja estava muito cheia e que eles deveriam sair.

    Após o ocorrido, um casal branco teria entrado na loja e foi prontamente atendido pela vendedora. A jovem voltou à loja, fez uma compra e reclamou com outra funcionária sobre o ocorrido. A vendedora se desculpou pelo ocorrido em nome da loja.

    “Um dia que deveria ter sido muito agradável com meus amigos, se tornou triste e revoltante. Mais uma vez, não há o que comemorar no dia da consciência negra”, escreveu a adolescente em sua rede social.

    “Nós decidimos levar esse caso à polícia para que nossos jovens acreditem que vale a pena lutar por Justiça e por seus direitos”, afirma Elma Campos Fortunato dos Santos, mãe de uma das adolescentes que relatou o caso de racismo contra ela e seus dois amigos.

    O caso está sendo investigado pela Delegacia de Crimes de Racismo e Delitos de Intolerância (Decradi).

    Em nota, a assessoria de imprensa do O Boticário lamentou o ocorrido e disse que repudia práticas de situações discriminatórias, preconceituosas ou racistas.

    A empresa investiga o caso internamente e está à disposição dos três jovens para prestar o apoio que for necessário. A companhia disse que reforçou o treinamento de seus colaboradores e franqueados.

    *Sob supervisão de Bruno Laforé