Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Polícia desmantela quadrilha especializada em fraudes de suplementos alimentares em SP

    Grupo comprava produtos com datas de validade próximas ao vencimento e remarcava embalagens para comercialização

    Da CNN , São Paulo

    Cinco pessoas de uma quadrilha especializada no comércio irregular de suplementos alimentares foram presas pela polícia civil no último dia 20 de maio. A investigação conduzida pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) revelou o esquema que consistia na venda dos produtos com data de validade vencida ou próximos ao vencimento.

    De acordo com a polícia civil, os suspeitos ligados a pelo menos duas empresas que atuavam no mercado clandestino, compravam os lotes de suplementos que estavam próximos à data de validade, junto a grandes fabricantes. Em uma segunda etapa, as embalagens passavam por um processo de remarcação e tinham as datas de vencimento adulteradas pelos funcionários das empresas.

    Durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão, foram recolhidos diversos produtos com a data de validade expirada ou prestes a vencer. Os policiais encontraram equipamentos utilizados para remarcar as embalagens e instrumentos para a adulteração.

    A operação foi realizada por policiais da 3ª Delegacia DIG (Investigações sobre Fraudes Financeiras e Econômicas) e mirou endereços nos bairros do Mandaqui, de Lauzane Paulista, e Vilas Isolina Mazzei e Cruz das Almas, todas na Zona Norte, no Tatuapé e São Mateus, na Zona Leste, em Picanço, em Guarulhos, na Grande São Paulo.

    De acordo com a polícia, as apurações tiveram como objetivo constatar crimes de falsidade ideológica e outros, praticados pelos representantes das empresas. Essa foi a segunda fase de uma investigação anterior que havia realizado a apreensão de equipamentos eletrônicos, onde apareceram indícios do funcionamento de uma associação criminosa voltada à prática de crimes contra a saúde pública.

    Os cinco presos respondem por falsificação de produto alimentício e associação criminosa.

    Tópicos