Polícia cumpre 23 mandados de prisão durante operação contra facções criminosas
Investigação apurou troca de mensagens entre integrantes de facções que já estavam presos e seguiam organizando crimes de dentro dos presídios
Uma operação realizada pela Polícia Civil para combater a ação de facções criminosas de abrangência nacional terminou no cumprimento de 23 mandados de prisão em Minas Gerais. Também foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão.
A ação, que teve apoio da Polícia Penal, visa combater o tráfico de drogas e desarticular organizações criminosas nas cidades de Medina, Itaobim e região, no Vale do Jequitinhonha.
Segundo as autoridades, mensagens trocadas entre presos das facções na região de Medina foram monitoradas e as informações, decodificadas pelos investigadores. O conteúdo revelou o envolvimento dos suspeitos em atividades de tráfico de drogas e outros crimes violentos. Com essas informações foi possível expedir os mandados cumpridos durante a operação.
Devido à complexidade da operação e ao perfil dos alvos, equipes especializadas da Polícia Civil foram mobilizadas, incluindo da Coordenação de Recursos Especiais (Core), da Coordenação de Operações com Cães (COC) e da Coordenação Aerotática (CAT).
Das 23 pessoas que foram presas, nove delas estavam em liberdade e foram encaminhadas ao sistema prisional. As outras 14 se encontravam já detidas por outros crimes e tiveram os mandados formalizados.
“Essa operação demonstra a relevância da cooperação entre as forças de segurança pública. Juntos, garantimos mais segurança para a população e a responsabilização dos criminosos”, afirmou o delegado Artur Vieira Temponi, coordenador de Inteligência do 15º Departamento de Polícia Civil.