Juristas apontam caminhos para combate ao racismo estrutural e institucional
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço das tentativas de aperfeiçoamento da legislação para o enfrentamento à desigualdade racial
Em uma semana marcada pelo Dia da Consciência Negra no Brasil, o Senado aprovou um projeto de lei que equipara os crimes de injúria racial e racismo, e uma comissão de juristas negros criada pela Câmara dos Deputados elaborou uma série de propostas para o enfrentamento da discriminação que atinge a população negra do país.
As iniciativas incluem a criação de um observatório permanente contra o racismo e a definição de metas objetivas para cotas no mercado de trabalho e para a titulação de terras quilombolas. Os juristas alertam que melhorar as leis ajuda no combate ao racismo institucional, mas a sociedade também precisa enfrentar a face estrutural do problema.
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço das tentativas de aperfeiçoamento da legislação para o combate à desigualdade racial no Brasil. Para apontar os caminhos e desafios do enfrentamento ao racismo no Brasil, participa deste episódio a defensora pública federal Rita Cristina Oliveira, integrante do grupo que apresentou as propostas ao Congresso Nacional.
Conheça os podcasts da CNN Brasil:
Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.
(* Publicado por Diego Toledo)