Crise no Reino Unido desestabiliza mercados e alimenta incertezas
Thais Herédia e Priscila Yazbek apresentam podcast CNN Money, nas manhãs de segunda a sexta, com balanço dos assuntos que influenciam mercados, finanças e economia
Os mercados no mundo abriram esta quinta-feira (29) em queda devido ao colapso dos ativos britânicos, com novos episódios da crise do Reino Unido. No dia anterior, o Banco da Inglaterra anunciou um programa de compra de títulos diários de 5 bilhões de libras.
A expectativa que é o Banco Central do Reino Unido compre títulos diariamente até 14 de outubro, o que resultaria em um montante de 61 bilhões de títulos. A intervenção ocorre em meio à crise iniciada após o governo ter revelado um pacote de corte de impostos – o maior em meio século no país – por meio do aumento do endividamento, o que gerou uma desconfiança e influenciou a queda dos ativos devido à percepção de risco.
Apesar de a libra e o mercado terem sido ajudados no dia anterior pela divulgação do plano para a crise britânica, a moeda e os ativos voltaram a cair em meio às incertezas e à aversão a risco. Segundo analistas, a percepção é que o Banco da Inglaterra conseguiu estancar a sangria pontualmente, mas ainda não conseguiu contornar a raiz do problema.
Apresentado por Thais Herédia e Priscila Yazbek, o CNN Money apresenta um balanço dos assuntos do noticiário que influenciam os mercados, as finanças e os rumos da sociedade e das dinâmicas de poder no Brasil e no mundo.
*Publicado por Fabricio Julião