Governo impulsiona gastos com boom das commodities e adia risco fiscal para 2023
Apresentado por Priscila Yazbek, o CNN Money apresenta um balanço dos assuntos do noticiário que influenciam os mercados, as finanças e os rumos da sociedade e das dinâmicas de poder no Brasil e no mundo
O governo federal sinalizou que o bloqueio adicional de R$ 6,73 bilhões no Orçamento deve ser nos Ministérios da Saúde e da Educação. Em entrevista coletiva, o secretário do Tesouro e Orçamento, Esteves Colnago, disse que é natural que os cortes venham desses ministérios, pois são as pastas de maior orçamento.
O bloqueio tem como objetivo cumprir o teto de gastos, em meio à arrecadação recorde com o boom das commodities e aos gastos públicos devido à aprovação de benefícios, como o Auxílio Brasil de R$ 600, que a administração federal atual e a oposição desejam manter no ano que vem.
Com a arrecadação maior, a previsão de déficit do governo caiu, apesar de analistas dizerem que a perspectiva para o ano de 2023 não é tão boa, pois a arrecadação elevada não ocorre em razão de uma mudança estrutural.
Apresentado por Priscila Yazbek, o CNN Money apresenta um balanço dos assuntos do noticiário que influenciam os mercados, as finanças e os rumos da sociedade e das dinâmicas de poder no Brasil e no mundo.
Confira também os outros podcasts da CNN Brasil, e inscreva-se no canal no YouTube.
*Publicado por Fabricio Julião, do CNN Brasil Business