PMs que agrediram cadeirante no interior de SP são afastados
Secretaria de Segurança Pública informou que a conduta “não condiz com os protocolos operacionais” da corporação
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo afastou os policiais militares que agrediram um homem cadeirante e um outro jovem durante abordagem em Piracicaba, interior do estado, na tarde de segunda-feira (1º). A SSP confirmou a informação à CNN nesta quarta-feira (3).
Em imagens divulgadas nas redes sociais, moradores da vizinhança registraram as agressões dos policiais ao jovem. Um vídeo mostra o rapaz sentado na calçada e um dos policiais o agredindo com um cassetete. O homem se levanta e entra na sua casa, sendo seguido pelos agentes.
Veja o vídeo:
Dentro da residência, as agressões continuam. O idoso cadeirante, pai do rapaz que estava sendo agredido, inicia uma discussão com os policiais perguntando o motivo para a abordagem e pedindo para que parassem.
Um dos policiais se aproxima do idoso e é empurrado por ele. Na sequência, o PM revidou com um chute e empurrou um armário em cima do cadeirante.
O que diz a PM
A secretaria informou que os policiais da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) realizavam patrulhamento no bairro quando viram o jovem em “atitude suspeita”. Ainda segundo a pasta, durante a abordagem outro homem teria se aproximado, desobedecendo às ordens para se afastar do procedimento realizado.
“Ordenado a se afastar da abordagem, este indivíduo desobedeceu à ordem legal, proferiu palavras ofensivas e adotou postura agressiva contra as equipes, resultando em um confronto físico. Os policiais utilizaram meios de contenção, mas o indivíduo continuava a resistir e tentou se evadir”, diz a nota da corporação.
De acordo com a SSP, a conduta dos policiais envolvidos na ação “não condiz com os protocolos operacionais” da corporação e, por essa razão, foram afastados das atividades. A pasta ainda informou que um Inquérito Policial Militar foi instaurado para apurar os fatos.
* Sob supervisão