Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    PF deflagra operação contra venda ilegal de madeira com essência amazônica

    Investigações tiveram início em 2019 para apurar comercializações que seriam parte de fraude e lavagem de dinheiro

    Vianey Bentesda CNN , em Brasília

    A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (15) a operação Micélio para combater a comercialização e o transporte ilegal de madeira com a essência amazônica do Pará para os estados do Rio Grande do Norte e Paraíba. A ação conta com a participação de 12 auditores-fiscais e analistas da Receita Federal, 70 policiais federais e cinco servidores do IBAMA.

    Estão sendo cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, sendo quatro nas cidades potiguares de Natal e Parnamirim, três na capital paraibana, João Pessoa, e três em Belém e Tomé-Açu, no Pará, todos expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal.

    Segundo a PF, essa investigação começou em 2019, para descobrir a origem da madeira comercializada e oculta nas transações feitas por donos de lojas, que trabalham com esse tipo de negócio e que estariam supostamente praticando fraude e lavagem de dinheiro.

    As autoridades buscam também revelar detalhes de como funciona esse esquema corte, transporte e aquisição da madeira com essência amazônica de origem ilegal. Os envolvidos nesse tipo de ilegalidade escondem a origem da madeira através de fraude no sistema da Guia Florestal e nos documentos apresentados aos fiscais como referentes às cargas.

    O nome da operação foi inspirado no fato de que Micélio é a rede de filamentos que formam os fungos que se alojam nas raízes das árvores, sendo que o solo está cheio dessa rede, que ajuda a conectar diferentes plantas.

    Tópicos