Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    “Pessoas vão continuar sendo assaltadas ali”, diz vítima de 3ª tentativa de assalto consecutiva na mesma rua em SP

    Centro da capital paulista teve média superior a 30 casos de roubo por dia em 2023

    Bruno Laforéda CNN , São Paulo

    A falta de policiamento foi um dos pontos observados pelo estudante Keven Lima Ramos, de 22 anos, vítima de uma tentativa de assalto no dia 15 de outubro na Rua Frei Caneca, na região central de São Paulo.

    “As pessoas vão continuar sendo assaltadas ali”, disse Keven à CNN.

    A tentativa de de assalto foi uma das três registradas, em menos de 50 minutos, por uma câmera acoplada em um táxi que passava pela via, que fica perto da Avenida Paulista. O primeiro caso foi registrado por volta das 5h29 daquele domingo, e o terceiro, minutos depois, às 6h22.

    Keven teve o celular arrancado das mãos por um dos suspeitos. Ele relatou à CNN que saía de uma casa noturna acompanhado de um amigo e que estava gravando um vídeo quando foi surpreendido pelo assaltante.

    O menino chegou, pegou o celular da minha mão e tentou correr. Só que eu agi muito rápido e segurei ele

    Keven Lima Ramos

    O criminoso, então, devolveu o aparelho à vítima e se desculpou pelo ocorrido. Em seguida, o assaltante entrou em um carro e fugiu.

    Flagra

    O taxista Rafael Oliveira publicou as imagens em uma rede social. O vídeo viralizou e conta com cerca de 4 milhões de visualizações.

    À CNN, o motorista relatou que estava no local aguardando um cliente, quando percebeu a ação dos criminosos e resolveu, posteriormente, divulgar as gravações na internet.

    “Roubam facilmente”

    Keven Lima relatou que mora no bairro de Guaianases, na zona leste de São Paulo, mas possui o hábito de frequentar o centro da cidade. Aquele domingo não foi a primeira vez que o estudante esteve na casa noturna próxima ao local dos crimes.

    Ele tinha conhecimento de outros episódios de roubos de celulares na região. “Normalmente eles ficam ali, porque o pessoal sai da balada bêbado, nessa condição mais vulnerável. Aí eles roubam facilmente”, disse.

    De janeiro a setembro de 2023, as seis delegacias localizadas no centro da capital paulista já registraram 98.039 ocorrências de roubo, o que equivale a uma média de 31 casos por dia. Os dados foram levantados pela CNN na página da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo.

    Apesar de o centro de São Paulo concentrar apenas seis dos 103 distritos policiais da cidade, quase 9% dos roubos ocorridos na capital nos primeiros noves meses do ano aconteceram na região central. Estes dados são os mais recentes disponibilizados pela secretaria.

    Em nota, a secretaria disse que reforçou o efetivo policial da área.

    *Editado por Nathan Lopes, da CNN

    Tópicos