Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Pesquisa Quaest, atos no Bicentenário da Independência e mais de 7 de setembro

    Pesquisa Genial/Quaest para as eleições presidenciais de 2022 traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 44% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 34%

    A Esplanada dos Ministérios, em Brasília, amanhece bloqueada para veículos, bloqueio, já previsto nos planos de segurança para o feriado de 7 de Setembro
    A Esplanada dos Ministérios, em Brasília, amanhece bloqueada para veículos, bloqueio, já previsto nos planos de segurança para o feriado de 7 de Setembro Antonio Cruz/Agência Brasil

    CNN Brasil

    A nova pesquisa Genial/Quaest para as eleições presidenciais de outubro e as manifestações marcadas no dia do Bicentenário da Independência estão entre os destaques desta quarta-feira (7).

    Pesquisa Quaest para presidente: Lula tem 44%; e Bolsonaro, 34%

    Pesquisa Genial/Quaest para as eleições presidenciais de 2022, divulgada nesta quarta-feira (7), traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 44% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 34%. O primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro.

    Depois aparecem Ciro Gomes (PDT), com 7%, e Simone Tebet (MDB), com 4%. Felipe D’Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) empatam com 1%.

    Pablo Marçal (Pros), Vera Lúcia (PSTU), José Maria Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) não pontuaram. Marçal teve a candidatura rejeitada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

    Os que dizem que irão votar em branco, anular ou deixar de votar somam 4%. A proporção dos indecisos é de 5%.

    Dia dos candidatos: Lula sem agenda e Bolsonaro em desfiles da Independência

    O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não tem compromissos de campanha nesta quarta-feira (7). O atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), participa de cerimônias cívico-militares de comemoração ao Bicentenário da Independência.

    Pela manhã, às 9h, Bolsonaro estará em Brasília para acompanhar o desfile na Esplanada dos Ministérios. Durante a tarde, vai ao Rio de Janeiro para o 7 de setembro na orla de Copacabana, às 15h.

    O candidato Ciro Gomes (PDT) irá a Minas Gerais. Ele se encontra, às 10h, com o arcebispo Dom Airton José dos Santos, na Arquidiocese de Mariana.

    Pela tarde, vai a Ouro Preto, de onde deve acompanhar as comemorações do 7 de setembro. O pedetista fará uma entrada ao vivo em seu canal, ainda sem horário definido.

    Simone Tebet (MDB) passa o dia em Jaguariúna, no interior de São Paulo. Às 10h, ela visita a Fazenda da Barra, patrimônio cultural brasileiro por ter servido de esconderijo para tropas federalistas na Revolução Constitucionalista. Às 11h, Tebet visita o Centro de Educação Municipal Ambiental.

    Governo do DF mantém restrição a caminhões no 7/9; Exército alerta para danos em Copacabana

    Após horas de indefinição sobre a possibilidade ou não de caminhões poderem adentrar a Esplanada dos Ministério neste 7 de Setembro, o governo do Distrito Federal divulgou por volta das 21h30 da noite desta terça-feira (6) na qual diz manter as restrições.

    “A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal [SSP/DF] informa que o planejamento inicial, previsto no Protocolo de Ações Integradas, elaborado em conjunto com instituições locais e federais, que prevê restrição de acesso de veículos não autorizados na Esplanada dos Ministérios, durante o ato cívico-militar e manifestações previstos para o dia sete de setembro, está mantido”, diz a nota.

    Desse modo, o presidente Jair Bolsonaro, que havia pedido a liberação dos caminhões, acabou sendo contrariado após intervenção do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.

    Em um comunicado desta terça-feira (6), o Comando Militar do Leste alertou os moradores de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, especialmente aqueles que moram mais próximo ao Forte de Copacabana, no posto 6, que haverá salva de tiros de canhões. A partir das 9h desta quarta-feira, feriado de 7 de Setembro, a orla do bairro carioca receberá uma série de atividades em comemoração do Bicentenário da Independência.

    Na nota, o CML recomenda que os moradores das proximidades do forte deixem as janelas abertas durante os disparos, para evitar danos como fissuras e até mesmo vidros quebrados.

    “Entretanto, durante o ensaio no dia 4 de setembro [domingo], verificou-se que os tiros de salva não causaram sequer danos às vidraças do Forte de Copacabana próximos ao disparo”, diz o comunicado.

    Brasil comemora Bicentenário da Independência nesta quarta-feira (7)

    Já existiram duas datas para a comemoração da Independência do Brasil. O 7 de Setembro, quando a independência foi de fato proclamada, e o 12 de outubro. Como registrado nos livros, D. Pedro I proclamou a independência em 7 de setembro de 1822. Mas, na época, com a dificuldade de propagação das informações pelo território nacional, a maioria das pessoas não ficou sabendo do ocorrido no dia, nem sequer no próprio mês de setembro.

    A população em geral só ficou a par das boas-novas em 12 de outubro do mesmo ano, data do começo do reinado de Dom Pedro I como imperador do Brasil e também o dia do aniversário de 24 anos dele. Quando proclamou a Independência, ele era muito jovem, tinha apenas 23 anos.

    Quando Dom Pedro I abdicou do trono em nome do filho, em 1831, para voltar a Portugal, não fazia mais sentido comemorar sua coroação de 12 de outubro.

    A ideia, então, era passar a celebração para o dia 2 de dezembro, data de nascimento de Dom Pedro II. Mas, na época, ele era um menino de apenas 6 anos, que não assumiu o poder de fato. A data, então, acabou descartada.

    O dia 7 de setembro, então, se consolidou como o Dia da Independência do Brasil.

    Athletico-PR sai atrás, empata com o Palmeiras e chega à final da Libertadores

    O primeiro finalista da Copa Libertadores foi definido nesta terça-feira (6).Athletico-PR garantiu a vaga na grande final após empatar com o Palmeiras em 2 a 2 no Allianz Parque, em São Paulo. O furacão retorna à final da Libertadores após 17 anos.

    Na primeira partida, no último dia 30, o Athletico-PR venceu o Palmeiras por 1 a 0, com gol do volante Alex Santana, na Arena da Baixada, em Curitiba. No placar agregado, o resultado ficou Palmeiras 2 x 3 Athletico.

    Newsletter

    Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.

     

    *Publicado por Léo Lopes