Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Pesquisa Ipec, pedido de investigação contra Moraes e mais de 26 de setembro

    Pesquisa Globo/Ipec sobre a disputa presidencial mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 48% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro (PL), com 31%

    CNN

    O resultado da pesquisa Globo/Ipec sobre a disputa presidencial, e o pedido de investigação de delegados aposentados da Polícia Federal (PF) contra o ministro Alexandre de Moraes estão entre os destaques desta segunda-feira (26).

    Pesquisa Ipec

    Pesquisa Globo/Ipec sobre a disputa presidencial divulgada nesta segunda-feira (26) mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 48% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro (PL), com 31%. O primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro.

    Lula oscilou um ponto para cima, enquanto Bolsonaro ficou estável. Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 6%; e Simone Tebet (MDB), com 5%. Soraya Thronicke (União Brasil) e Felipe D’Avila (Novo) empatam com 1%.

    Pedido de investigação contra Moraes

    Delegados aposentados da Polícia Federal (PF) enviaram ao procurador-geral da República, Augusto Aras, uma notícia-crime em que pedem a abertura de uma investigação contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e contra o delegado Fábio Shor, da Polícia Federal, por supostos “crimes de abuso de autoridade”.

    O documento foi assinado por 131 delegados aposentados da PF, na última sexta-feira (23). Eles questionam a conduta de Moraes e Shor na operação realizada em 23 de agosto contra empresários bolsonaristas, por meio de mandados de busca e apreensão, além do afastamento telemático dos investigados.

    Força Federal nas eleições

    A região Nordeste tem o maior número de pedidos de apoio à Força Federal para reforçar a segurança do primeiro turno das Eleições de 2022. No total, foram 220 pedidos autorizados pela presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Sudeste está na segunda posição entre as regiões com 167 pedidos, todos do Rio de Janeiro.

    Neste ano, o Rio de Janeiro foi o estado recordista nas solicitações de reforços da Força Federal para o pleito. Nas eleições de 2018, as forças atuaram em 69 localidades do Rio. O crescimento foi de 142%.

    Em seguida vêm o Maranhão e o Piauí, com 97 e 85 localidades requerentes de apoio para as eleições deste domingo (2), respectivamente.

    Economia nacional

    O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta segunda-feira (26) que, nos próximos anos, o Brasil estará entre as cinco maiores economias do mundo. A fala foi feita no evento SENAI CIMATEC, em Salvador.

    “Nós só temos que confiar em nós mesmo, e o nosso presidente tem dado esse exemplo de altivez e confiança”, completou o ministro.

    Furacão Ian

    À medida que o furacão Ian se aproxima da Flórida, funcionários do Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) em Tampa estão preocupados com o fato de os moradores não estarem preparados para o que poderia afetar a área da Baía de Tampa.

    “O último grande furacão que realmente teve um impacto direto foi há 100 anos”, disse o meteorologista do NWS Rick Davis à CNN. “Então, há muitas pessoas que lidaram com furacões nos últimos cinco ou 10 anos na Flórida e podem ter a percepção de passar por uma forte tempestade”.

    Mas não será um golpe direto para Tampa sofrer danos catastróficos por inundações. A Baía de Tampa é extremamente vulnerável a tempestades, porque a água que chega não tem para onde ir, “então continua se acumulando no centro de Tampa”, de acordo com Davis.

    Newsletter

    Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.

     

    *Publicado por Renata Souza

    Tópicos