Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Pesquisa encontra coronavírus na rede de esgoto em Minas Gerais

    Vírus causador da Covid-19 foi encontrado em amostras do esgoto de Belo Horizonte e Contagem. Não há evidências de que doença seja transmissível pela água

    Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (4) identificou a presença do novo coronavírus no esgoto despejado no Ribeirão Arrudas e no Ribeirão do Onça, nos municípios de Belo Horizonte e de Contagem, em Minas Gerais. Conforme coletas realizadas entre 13 a 24 de abril, o vírus causador da Covid-19 foi encontrado em oito de 26 amostras examinadas, equivalente a 31%.

    Das oito amostras positivas para o novo coronavírus, três foram coletadas na sub-bacia do Ribeirão Arrudas e cinco na sub-bacia do Ribeirão do Onça.

    Um estudo semelhante no final de abril já havia encontrado material genético do coronavírus na rede de esgosto de Niterói, no Rio de Janeiro.

    Não há evidências científicas de que a doença possa ser transmitida por água atingida pelo esgoto. O monitoramento fornece, no entanto, informação estratégica para os gestores da saúde pública sobre as áreas e regiões com risco de maior incidência de transmissão

    A pesquisa terá duração de dez meses e envolve o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto (UFMG), a Agência Nacional de Águas (ANA), o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

    *Com Agência Brasil

    Tópicos