Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Período para pedir isenção da taxa do Enem 2022 começa no dia 4 de abril

    Prazo vai até o dia 15 do mesmo mês; processo deve ser feito através da página do participante

    Tiago Tortellada CNN*

    O período para que os estudantes peçam isenção da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 começa na próxima segunda-feira (4) e vai até o dia 15 de abril.

    Os estudantes que conseguiram isenção de taxa para a prova de 2021, mas que não puderam comparecer, também podem pedir para realizar o teste deste ano gratuitamente, enviando documentos que justifiquem a falta.

    Ambos os pedidos devem ser feitos pela página do participante. O valor que os alunos tiveram de desembolsar para fazer a prova passada foi de R$ 85.

    O resultado de quem poderá fazer a prova sem pagar a taxa sairá no dia 22 de abril, também na página do participante. Aqueles com o requerimento negado podem recorrer entre os dias 25 e 29 de abril, sendo informados da decisão final no dia 6 de maio.

    Uma informação importante é que, para participar da prova, não basta fazer o pedido de isenção de taxa. É necessário fazer a inscrição no exame.

    O edital com as datas das inscrições e provas ainda não foi publicado pelo Inep.

    Quem tem direito à isenção

    Segundo as regras do Enem, têm direito a fazer a prova gratuitamente:

    • todos os participantes que estão cursando a última série do ensino médio este ano em escolas públicas;
    • aqueles que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou sejam bolsistas integrais em escolas privadas – e tenham renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1.818 por pessoa;
    • participantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica (membros de família de baixa renda e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) – estes terão que informar o Número de Identificação Social (NIS) único e válido;
    • aqueles que tiveram isenção aprovada no Enem 2021 e não puderam comparecer à prova – é necessário justificar o motivo da ausência*.

    *Todos os documentos deverão estar datados e assinados e não serão aceitos documentos autodeclaratórios ou emitidos por pais ou responsáveis

    *com informações da Agência Brasil

    Tópicos